quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A Burrata!

Por fora uma fina pele de queijo, por dentro um recheio cremoso!

A Burrata é uma mussarela preparada com leite de búfala recheada com uma massa fresca e creme de leite – também de búfala – que lembra a textura de uma ricota só que bem mais molhada e cremosa. O nome vêm da palavra “burro”, que significa manteiga em italiano, devido a consistência cremosa de seu interior. É originária da região de Puglia, na Itália, e elaborada com com leite de búfala mas já pode ser encontrada variações como leite de vaca. Deve ser consumida o mais fresca possível para aproveitar toda sua cremosidade (em Puglia, entre as aldeias de Andria e Corato, ela é fabricada a noite para ser vendida no dia seguinte de manhã). 


A mussarela é cortada muito finamente e dentro dela é colocado o creme e a massa fresca de mussarela, então é fechada como um envelope e o queijo forma uma bolsa. Depois esta bolsa é mergulhada em água fervente por alguns minutos num processo denominado “filagem”, resfriada e após, finalizada. Possui sabor muito delicado e fresco  com o recheio lembrando iogurte natural, e aceita muito bem acompanhamentos igualmente saborosos, combinado com presunto de Parma, damascos, figos frescos, salada de rúcula, berinjela e abobrinha, pães torrados em oliva, podendo ser uma ótima entrada. 

A Burrata pode ser encontrada em supermercados, armazéns especializados e empórios gourmets. 

A seguir a receita de Burrata com Tomate e Manjericão.


Ingredientes:

Uma burrata de búfala com cerca de 150g

Cerca de 20 tomatinhos cereja maduros

Folhas frescas de manjericão

Azeite de oliva extra-virgem

Sal e pimenta do reino à gosto


Preparo:

Corte os tomates cereja ao meio. Pique as folhas de manjericão (também podem ser usadas inteiras). Abra a burrata com a mão em um prato e disponho os tomates ao seu redor. Salpique com o manjericão, o sal e a pimenta. Regue com bastante azeite de oliva e sirva acompanhado de torradas.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário