quinta-feira, 26 de maio de 2016

A fondue sem mistérios!


De antemão pode parecer complexo e trabalhoso, mas o preparo da fondue além de divertido é muito saboroso!



Fondue (se escreve a fondue) vem do francês "fondre" que significa derreter, nada mais apropriado para ambientes quentes num inverno gelado. Sua origem remonta dizem, ao século XIII onde camponeses residentes nos Alpes Suíços em períodos de superprodução de queijo e para evitar perdas e conservá-lo, derretiam o excesso produzido e acrescentaram kirsch - bebida alcoólica feita com de cereja – sendo que durante o preparo provavam tal fundição com pão para determinar o tempero. Surgiu assim o prato nacional da Helvécia. Com o passar do tempo, a operação se transformou em celebração e o queijo fundido se transformou na fondue que conhecemos hoje. Já a fondue de carne é chamada de fondue porque envolve o mesmo ritual dos comensais em volta de um caquelon (panela de fondue). E a de chocolate é uma adaptação dessa receita tradicional. A fondue é praticamente como um símbolo para a Suíça e sua tradição culinária. Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França e as receitas atuais, que derretem queijo junto com vinho branco, surgiram apenas no começo do século 20. A fama internacional do prato veio mesmo em 1940, quando foi apresentado na World Fair, em Nova York.  Tão flexível quanto as massas, risotos e pizzas, a fondue permite variações infinitas, tanto no conteúdo que vai na panela que pode ser queijo com vinho, óleo, caldo ou chocolate - quanto o que se mergulha nessa mistura seja pão, batata, biscoito, carne, peixe, legumes, frutas e embutidos.

Algumas dicas no preparo da fondue:



Para a fondue de carne é necessário um fogareiro com queimador a álcool ou a gás e uma panela de aço inox, esmalte, cobre ou ferro revestido internamente de uma camada de esmalte.
A carne, pão, peixe ou verduras, deverão sempre serem cortados em pedaços pequenos ou cubos acompanhados de tigelinhas com variados molhos á escolha.
Pode ser usada carnes sem gordura de boi, cordeiro, porco, frango, camarão, salmão e mesmo linguiça calabresa. Não temperar a carne com sal antes de fritar, pois fará a mesma criar água e salpicar óleo fora da panela.
Para a fondue de queijo engrossar, aqueça à parte um pouco de vinho e despeje na massa sem parar de mexer. Se a fondue ficar liquida, junte um pouco mais de queijo ralado, sem parar de mexer, até a massa encorpar. Cada vez que mergulhar o pão na massa de queijo mexer, assim a fondue continuará cremoso até o fim.
Os queijos mais indicados para fazer a fondue de queijo são o emmenthal, o gouda, o fontina e o gruyère.

A fondue doce mais comum é a de chocolate, mas vale a pena experimentar a de caramelo e a de marshmallow. Excepcionalmente para a preparação da fondue de chocolate, aconselhamos utilizar a vela que não deve aquecer demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário