terça-feira, 10 de maio de 2016

Maquis Lien 2010 - vinho chileno com ares franceses!


A vinícola Maquis é mais uma das gratas surpresas do Vale do Colchágua no altiplano chileno. Fundada em pela família Hurtado Vicuña em 1927 e onde em 2005 comprou a idéia de se tornar uma vinícola modelo, empregando muita tecnologia vitivinícola e montando um time recheado de assessores franceses (Xavier Chone, que também presta consultoria a Chateau Yquem, Leoville Las Cases, Opus One) e Jacques Boissenot (que atende quatro dos cinco Premier Grand Cru Classé de Bordeaux – Chateaux Margaux, Lafite, Latour e Mounton Rothschild). Um dos vinhos produzidos por lá é o excelente Maquis Lien 2010, um corte de 5% Petit Verdot, 40% Cabernet Franc, 35% Shiraz e 20% Carménère.

Possui cor rubi violáceo e lágrimas lentas. Pronuncia aromas frutas vermelhas e negras silvestres – amoras e ameixas em primeiro plano - pimenta, noz moscada, fresco, mineral e com levíssimo defumado. Boca com taninos redondissimos e finos, potente mas fácil e agradável de beber, fruta fresca, saborosa e equilibrada com a madeira leve, chocolate e tabaco no final de boca.

25% do vinho estagia em barricas novas de carvalho francês e 35% em barricas de segundo e terceiro uso durante 14 meses.

Possui 13,5% de graduação alcoolica e o ideal é ser degustado na temperatura de 18%

Esta safra 2010 levou 95 pontos do Guia Descorchados.

Harmoniza bem com carnes de panela e caça, grelhados bovinos, queijos duros e molhos condimentados.

Você encontra os vinhos Maquis na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895 em Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário