segunda-feira, 16 de maio de 2016

O chutney de manga

Tive a grata satisfação de ser “apresentado” ao chutney pelas mãos do casal de amigos Daniel Boessio e Letícia Casagrande, há alguns anos atrás, vindo de um produtor de origem inglesa estabelecido em Santa Rosa - RS e que através de uma receita de família produzia artesanalmente a iguaria. Depois da experiência ao paladar foi impossível esquecê-lo.

 
O exótico chutney pode ser entendido como uma conserva variada e picante de origem indiana. O tradicional chutney na Índia é elaborado a partir de especiarias diversas como gengibre, ervas, frutas de teor ácido ou amargo, damascos, pêras, coco e mais uma infinidade de componentes. Esses ingredientes são cozidos em fogo baixo ou em banho-maria até adquirirem ponto de uma geléia mole, com cuidado no equilíbrio entre os elementos doce e o ácido, pois ambos atuam como conservantes, em conjunto ou isolamento.
 
Um dos segredos do preparo da conserva está não só no método de feitio, mas sim na harmonização dos sabores dos ingredientes. E mesmo que a paternidade do chutney seja indiana, os ocidentais sempre cozinharam com o contraste do doce e do azedo, do açúcar e vinagre idealizando o chamado “agridoce”, usando de frutas e especiarias. É utilizado normalmente em pequenas quantidades e acompanha muito bem principalmente pratos com carne, ressaltando-lhe o sabor. O chutney mais conhecido é o preparado à base de mangas e conhecido como “mango chutney”, o qual segue a receita abaixo.
Ingredientes:
2 mangas pequenas picadas
Meia xícara de vinagre de arroz
Uma colher de sopa de açúcar
Uma boa pitada de sal
Um pedaço de canela
Uma colher de sopa rasa de gengibre fresco picadinho
Uma colher de chá de grãos de mostarda
3 anis estrelados
5 cravos
Pimenta preta moída
Um dente de alho picado
Pitadas de páprica picante
Duas colheres de sopa de cebola roxa picadinha
Três colheres de sopa de uva passas
 
Preparo:  
 
Em uma panela adicione um fio de óleo de canola e junte o alho, a cebola, o gengibre e deixe fritar rapidamente adicionando em seguida o anis, a mostarda, o cravo e a canela para levantar o aroma. Junte as fatias de manga e frite rapidamente mexendo bem, baixe o fogo e adicione o vinagre, o sal, o açúcar, a pimenta, a páprica e por último as uvas-passa. Cozinhe tudo e corrija algum tempero precisando. Retire do fogo, mexa com uma colher de pau para que fique uniforme e deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário