domingo, 15 de maio de 2016

Ortas Côtes du Rhône Reserve 2013 - do sul do Rhône direto para a boa mesa!


O nome “Rhône” vem do rio Ródano, nascido nas regiões glaciais dos alpes suíços e invade o território francês, passa por Lyon e se dirige para o sul da França até o Mediterrâneo. Nas encostas das montanhas nas regiões próximas ao rio encontra­se a mais antiga região de vinhos da França e tem na Syrah sua casta mais antiga produzida pelos gregos que teriam trazido a uva Syrah da antiga cidade persa Shiraz. Mas mais tarde concluiu-se que a variedade Syrah surgiu no Rhône francês, como resultado do cruzamento das castas Dureza (tinta) e Mondeuse (branca). No norte do Rhône temos os famosos Hermitage e ao sul os Chateauneuf-du-Pape.
É deste sul de encostas pedregosas que vem o Ortas Côtes du Rhône Reserve 2013 é um blend de 70% Grenache, 20% Cinsault e 10% Carignan.
Possui belíssima cor rubi límpido e halo aquoso. Seus aromas pronunciam framboesa e cereja, alcaçuz, e toque floral de violetas.
Boca com médio a leve corpo, acidez presente, fresco, vivo, delicado, agradável e além da fruta com um toque herbáceo e floral. Taninos finos e macios, com cacau no retrogosto com média persistência.
Não passa em barrica, após rápido tempo em tanques é engarrafado.

Possui 13% de graduação alcoólica e o ideal é servi-lo na temperatura de 16°C.

Faz um belo par com risoto de pera com gorgonzola; frango assado; lombinho de porco magro na brasa; pizzas e queijos leves.

Você encontra diversos vinhos franceses na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895 em Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário