quarta-feira, 20 de maio de 2015

A tradicional língua ao molho de ervilha


  Tal receita dita de baixa gastronomia é um de meus pratos preferidos!

De origem que remonta a colonização portuguesa no Brasil - tanto que foi minha avó Iracema que inseriu o meu paladar nos sabores desta iguaria – a língua bovina ao molho de ervilhas continua sendo um dos preparos que mais gosto. Servida acompanhada preferencialmente de arroz ou purê de batata e salada de agrião apenas, a substancialidade desta receita encanta aos mais variados gostos, sendo a simplicidade a sua marca registrada. Muito comum ser encontrada em buffets de restaurantes a quilo – em Santa Cruz o que mais gosto é a do Restaurante Le Chef do Clube União aos sábados - e no a la carte de alguns restaurantes tradicionais  - o Gambrinus no Mercado Público de Porto Alegre é um dos que servem uma fantástica língua. O preparo é simples e exige apenas uma pouco de atenção básica, para que a língua fique macia, saborosa e suculenta, como veremos a seguir na receita completa da Língua ao Molho de Ervilhas.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

Uma língua bovina grande limpa
Uma cebola inteira
Uma folha grande de louro
Uma colher (sopa rasa) de tempero completo
Uma cebola grande picada
Dois tomates maduros (sem peles e sementes) bem picados
Duas colheres (sopa) de manteiga
100 ml de vinho tinto seco
Uma colher (sopa rasa) de maisena dissolvida em ¼ de xícara (chá) de água fria
Algumas colheradas de caldo do cozimento
200g de ervilhas congeladas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

Preparo:

Em uma panela de pressão coloque a língua com a cebola inteira e o louro. Cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo bem baixo, para cozinhar por cerca de 45 minutos para ficar bem macia. Deixe esfriar, reserve o caldo e corte a língua em fatias de cerca de 1cm de espessura. Em uma outra panela, refogue a cebola picada na manteiga, acrescente os tomates picados, sem pele, as ervilhas, o vinho, o caldo e cozinhe em fogo baixo durante uns 20 minutos. Mergulhe as fatias de língua no molho e deixe ferver durante alguns minutos para tomar gosto. Engrosse o molho com a maisena dissolvida. Tempere com sal e pimenta e sirva com arroz branco ou purê de batata. 


2 comentários:

  1. Adoro línbgua ao nolho.
    MInha empregada em casa faz uma que é uma maravilha.

    Abraços.
    Astor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Caro Astor, mil perdões por ter visualizado somente hoje seu comentário! Língua ao molho é um dos meus pratos preferidos!

      Excluir