quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pasta colorida ao molho de gorgonzola!


A pasta italiana – massa em português – é um dos ingredientes mais difundidos do mundo e aceita uma infinidade de molhos!

Existem dezenas de tipos de massas – quem sabe centenas – cada qual com um formato e textura diferente da outra, mas que possuem em comum a praticidade do uso e preparo. Para quem gosta de massa pronta, uma das que mais chamam a atenção nas gôndolas dos supermercados são aquelas coloridas, um pouco de cada cor, que conquistam o comensal pelos olhos. Não existem truques em sua confecção, cada cor advém da mistura de algum ingrediente que também sutilmente altera o sabor. A massa vermelha recebe pasta de tomate, já uma colher de chocolate em pó meio amargo traz coloração marrom; para que a massa fique  verde suco de espinafre; cor de rosa, um toque de beterraba batida no processador; para que a massa fique  amarela, mistura-se um pouquinho de açafrão e assim por diante dependendo apenas da criatividade e claro, conhecimento, do cozinheiro.  Uma boa receita é a que veremos adiante, a Pasta colorida ao molho de gorgonzola!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de talharim industrializado
200g de queijo gorgonzola
Duas colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de farinha de trigo
500 ml de leite
Noz moscada à gosto
Pitada de sal
Pimenta preta moída na hora à gosto
Folhinhas de sálvia para decorar


Preparo:

Colocar a massa para cozinhar em água fervente cuidando para ficar al dente. Preparar o molho bechamel a partir da elaboração do roux, que é a manteiga adicionada da farinha. Para isso aquecer em uma panela em fogo baixo a manteiga e assim que derreter juntar a farinha. Ir misturando ambas até desembolotar e virar uma pasta. Ir juntando o leite aos pouco mexendo sempre e aumentar o fogo para médio. Picar o queijo e levar a panela e temperar com pitadas de sal, pimenta e noz moscada. O molho irá engrossar e assim que chegar na textura desejada, desligar. Assim que a massa estiver pronta, escorrer e montar individualmente nos pratos, primeiro adicionando uma concha do molho com a massa em seguida. Decorar com a sálvia e servir.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário