quarta-feira, 13 de maio de 2015

Enoteca Saint Vin Saint - um templo natureba!


A Enoteca Saint Vin Saint é uma das belas opções enogastronômicas de São Paulo e atesta a sustentabilidade do vinho e da comida em seu menu



Sempre ouvia falar muito bem da Enoteca Saint Vin Saint, bistrot/restaurante/bar-à-vin/adega localizado na Vila Nova Conceição em São Paulo. Há algum tempo atrás fiz uma amizade virtual com a sócia-proprietária, Lis Cereja, ferrenha batalhadora e promotora dos vinhos ditos “naturebas” - vinhos orgânicos, biodinâmicos ou naturais - e de ingredientes orgânicos, chef formada na Universidade Anhembi-Morumbi, referência neste tipo de graduação no país. Por fim, seu marido e sócio Ramatis Russo descobri ser filho de um dos maiores conhecedores de vinho do Brasil, o Didú Russo. Pois feito todo esta introdução só faltava-me uma coisa, conhecer tão referendado lugar eleito com o prêmio de “melhor carta de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais pela revista Prazeres da Mesa 2015”.



Logo na chegada o antigo casarão chama atenção pela decoração multifacetada, com uma carga expressiva de elementos ditos de época, garrafas de vinhos, pôsteres, fotos, livros e tudo o mais. Logo a esquerda o bar maestrado pelo competente Ramatis termina onde inicia-se a cozinha, com fachada de vidro e decorada com rótulos de vinhos. Acima dela estrategicamente ficam a dupla de instrumentistas que animam a casa com jazz de essência e uma vez por mês ocorre o tablado flamenco, com performance de artistas locais e mesmo da própria Lis. A comida é boa, temperada com aquele ingrediente que somente quem ama o que faz sabe a medida e carregada de sentimento e estado de espírito.





Na opção do cardápio a dica é o menu confiança composto por seis pratos (amuse bouche, entrada, primeiro prato, segundo prato e duas sobremesas) com ingredientes do dia, sazonais e selecionados e escolhidos pelo chef e harmonizado cada qual por um vinho minuciosamente escolhido por Ramatis e detalhado aos comensais. Os ingredientes são adquiridos com o olhar zeloso de quem tem o orgânico como quase uma questão de moralidade na cozinha. 

Tive a oportunidade de provar de amuse bouche uma trufa de chocolate amargo com oliva trufado ao foie gras que foi harmonizado com a cerveja ale escura da belga Pannepot com passagem em barrica de Saint Emilion. 



Logo depois veio o camarão empanado frito num sutil colchão de chutney de manga harmonizado pela sidra francesa Charlotte Corday elaborada com 160 tipos de maças. 




Em seguida um consommé de beterraba orgânica e creme azedo que teve a companhia do vinho espanhol Sonrojo Garnacha 2013 Rosé. 
 


Após veio o primeiro prato, o risoto de boeuf bourguignon feito com carne cozida em pinot noir por nove horas, tendo como escorte o tinto gaúcho barbera d’alba Canto da Sereia 2014 da Vinha Unna de Pinto Bandeira. 



O segundo prato foi um magret de canard em flor de sal com mini alho poró no ponto exato, com a pele de pato crocante e saborosíssimo acompanhado do italiano La Stoppa Trebbiolo Rosso 2012. 



Por fim duas sobremesas, um sorbet de manga e mel e um doce de banana com chantilly batido na hora e raspas de cacau encerrados com um vinho sobremesa chileno Toro Salvaje 2012 e por um jerez espanhol da El Maestro Sierra respectivamente.





Ufa, no táxi de volta ao hotel aquele sentimento de conforto que a boa mesa nos proporcionas e evidentemente o gostinho de quero mais São Paulo, São Vinho, Santo Vinho, Saint Vin Saint!  
    






“Chegamos à conclusão de que hoje em dia esse é o único motivo de se ter um restaurante: servir comida e vinhos que sejam verdadeiros”. Lis Cereja

Enoteca Saint Vin Saint, Rua Professor Atílio Innocenti, 811, Vila Nova Conceição, São Paulo, SP fone para reservas (11) 3846-0384


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário