domingo, 31 de maio de 2015

Nem Alta nem Baixa, apenas uma Boa gastronomia!



Cozinhar requer antes de mais nada alguns preceitos básicos que são inerentes a quaisquer outras atividades: paixão, curiosidade, coragem e bom gosto. Se pudermos juntar a isso criatividade, ousadia e objetividade, teremos quase a personificação de um chef de cozinha! 

A lida de forno e fogão é um vasto campo a ser explorado em toda a sua longitude e dispensa rótulos e taxações, como a que se refere a Alta Gastronomia e a Baixa Gastronomia. 

Ora, esta deu origem aquela, sofisticou as receitas caseiras que serviam para alimentar a alma e o espírito sendo alçada a status de primeira classe, uma octogenária nona na qual enfiaram um vestido de gala e salto alto e que fora obrigada a balbuciar outras línguas para parecer algo que não é. A boa notícia é que dentro desta roupagem a nona dedicada e legítima continuou a mesma, carregando consigo a essência da comida. Irreverentemente esta analogia traz à tona a tentativa de elitizar comercialmente a gastronomia rotulando-a cada vez mais com tarjas ditas “Alta Gastronomia”, produto “Gourmet”, receita do “Chef” e um sem fim de dizeres. E de silenciar a comida legítima preparada com os preceitos acima identificados. 

Talvez a abordagem mais correta seria a usada por tantos e tantos chefs estrelados que denominam que sua gastronomia não é nem Alta e nem Baixa, mas sim apenas uma Boa gastronomia. E diga-se a Boa gastronomia pode ser encontrada num simples ovo frito até os requintados e burlescos pratos da cozinha molecular com seus nitrogênios e esferificações. 

Claro que são muito largas as diferenças entre a comida comum preparada para satisfazer a fome e aquela elaborada em restaurantes gran classé que se estruturaram em cima de anos e anos de pesquisa, estudos, aprendizado prático, investimentos expansivos, graduações, pós-graduações e mestrados e a duros golpes de panela em estágios pelas cozinhas do mundo afora. Mas ambas carregam a mesma função quase social, o resgate da família! Ao redor de uma mesa, seja de um restaurante ou de uma casa, um chef renomado ou um pai de família, denotam o mesmo esforço e empregam a suas habilidades talhadas em universos distintos, mas com um sentimento nobre que busca celebrar a união, a fraternidade, a amizade e a dita família numa única atividade singular: o cozinhar! Tudo bem, nos tempos atuais com eventuais interferências do Wi-Fi! 


Mãos à massa, pois este mundo ficará muito mais fácil de encarar com mais gente cozinhando apenas uma Boa comida!               

Nenhum comentário:

Postar um comentário