terça-feira, 20 de maio de 2014

Dal Pizzol 40 anos


 
A Vinícola gaúcha celebra data comemorativa com lançamento de vinho exclusivo
 
Diretor sr Antônio Dal Pizzol apresenta o novo vinho

Conheci a Dal Pizzol há alguns anos atrás, num almoço oportunizado em sua bela sede vitivinícola, no interior de Bento Gonçalves. Lá pude absorver um pouco da brisa desta paixão pela qual a família Dal Pizzol lida com o vinho. O "seu" Antônio, uma figura simpática do qual alguns minutos de bate-papo significam vários anos de estudos teóricos sobre o vinho, ou seja, um aprendizado ímpar. O Dirceu Scottá, enólogo, outro extremo conhecedor dos melhores processos que envolvem o rotular de um vinho, além de um generoso repassador de técnicas e princípios produtivos. Por tudo isso, a Dal Pizzol tem absoluta legitimidade em lançar um ícone comemorativo a esta data tão significativa, seus 40 anos!     
“O Dal Pizzol 40 anos, no cálice, é um vinho robusto, bem estruturado e gostoso como produto agroalimentar de consumo. Além do cálice, expressa e significa uma herança e tradição familiar bem fundamentada, mas também um patrimônio cultural da humanidade que honra e dignifica o vinho brasileiro”. Assim, o diretor Rinaldo Dal Pizzol, tenta explicar o que é e o que representa o vinho dos 40 anos que a vinícola acaba de lançar.
É com este conceito que a Dal Pizzol compartilha com todos seus clientes e quem aprecia, além de um bom vinho, uma oportunidade única de degustar um produto que representa a cultura e a sabedoria, acumuladas por gerações de vinhateiros. No nariz e na boca, um misto de sensações que somente um grande vinho proporciona. Além do cálice, o acúmulo de uma história familiar dedicado a cultura do vinho durante 13 gerações, sete na Itália e seis no Brasil.

Quatro décadas, quatro variedades. Este gran assemblage é resultado do equilíbrio entre vinhos da safra 2012: 40% Merlot, 30% Cabernet Sauvignon, 15% Tannat e 15% Nebiolo. Fruto de uma colheita particular com cuidados rigorosos e da sensibilidade e técnica em todo o processo de elaboração, o Dal Pizzol 40 Anos é um exemplar histórico desta combinação entre natureza e cultura. “Assim, nos é permitido acreditar que este vinho aconteceu para comemorar a passagem dos 40 anos de trabalho, dedicação e perseverança de um grupo de pessoas em torno de um objetivo herdado de gerações abençoadas. Mas, pode também ter sido resultado consciente ou inconsciente de uma cultura que vem acompanhando o homem desde os primórdios da história da humanidade e que, modernamente, se expressa no conceito de que o vinho não é só um produto agroalimentar, mas um produto cultural”, destaca Dal Pizzol.

Para o enólogo da vinícola, Dirceu Scottá, elaborar e conceber a composição deste vinho é algo gratificante e ao mesmo tempo um compromisso de altíssima importância. “Traduzir em um vinho quatro décadas de histórias, aprendizado, cultura, humildade e conhecimento não é tarefa fácil. Mas como todo vinho é também um filho, tentei criá-lo e encaminhá-lo para que tenha uma vida longa, repleta de sucesso e realizações. Este é o vinho Dal Pizzol 40 anos”, declara o enólogo da vinícola, Dirceu Scottá.

 
Características do Vinho:

Variedades: Assemblage  de  40%  Merlot,  30%  Cabernet  Sauvignon,  15% Nebbiolo e 15% Tannat.

Localização dos Vinhedos: Serra Gaúcha e Campanha.

Safra: 2012

Lote limitado: 3.520 garrafas.

Região Elaboradora: Serra Gaúcha.

Amadurecimento/Afinamento: Este vinho amadureceu por um período de 18 meses em tanques de inox e 15% do volume do corte em barrica de carvalho francês. Foi engarrafado e permanece em média 6 meses descansando, antes de ser liberado para comercialização.

Características Organolépticas do Vinho: Coloração vermelho escuro intenso, com tons violáceos, aroma pronunciado de frutas vermelhas maduras, amoras e mirtilos, couro envelhecido e especiarias. De paladar persistente, generoso, amplo,  com  bom  volume  de  boca,  encorpado  e  harmônico.  Apresenta excelente estrutura tânica, o qual se recomenda airar ou decantar. Vinho com potencial de guarda.
 
Recomendações Enogastronômicas:Acompanha carnes vermelhas, cordeiro, caças, pratos com molhos bem condimentados e exóticos, queijos tipo Grana Padano, Parmesão, Pecorino, Manchego, Provolone e Roquefort.Temperatura de serviço:Bom para servir na temperatura de 17 a 22 °C.

Características Analíticas: Álcool: 13,5 % vol

Nenhum comentário:

Postar um comentário