quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tannat Vinhas Velhas 2012


Os vinhos da casta Tannat iniciaram há alguns anos o povoamento no Rio Grande do Sul em alguns vinhedos na Serra, na Serra do Sudeste e Campanha. Nesta, estão os primeiros colonizadores, a Tannat proveniente do vinhedo fino mais antigo do Brasil conduzido em espaldeira, localizado no município de Santana do Livramento, datado de 1976, que dá origem ao Tannat Vinhas Velhas 2012, da Vinícola Almadém, pertencente ao Miolo Wine Group.
O vinho estagia em barricas novas de carvalho francês por 12 meses domesticando desta forma o potente e agradável vinho. Mesmo sendo um vinho com apenas dois anos, está pronto para beber!

Apresenta cor rubi profundo com matizes violáceas, com ótimo brilho e limpidez, acompanhado de lágrimas grandes e preguiçosas.

Ao nariz, traz aromas bem pronunciados de frutas negras e vermelhas maduras em compota –framboesa, amora, cassis e cereja – também chocolate, amanteigado, tabaco, algo defumado e ainda um toque floral de violetas e jasmim.

Em boca, um vinho que lembra muito seus primos uruguaios, complexo, intenso e potente, com taninos finos e redondos, equilibrado, com açúcares residuais presentes mas quietos e uma persistência média com ótimo retrogosto de frutas negras.

Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura entre 16 e 18°C.

Foi degustado acompanhando um assado de cordeiro e entrecôte grelhados, mas também assume companhia perfeita com carnes de caça, carnes de panela, queijos maduros e pastas condimentadas. Por fim, um delicioso vinho!

Você encontra o vinho Tannat Vinhas Velhas na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!         

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário