segunda-feira, 12 de maio de 2014

Copa do Mundo de Futebol embala o marketing dos vinhos brasileiros


Com mais de uma dezena de atividades programadas, estratégia busca promover o vinho aliado à momentos de descontração para fortalecer imagem nos mercados interno e externo

Pensando na visibilidade do país neste ano em função da Copa do Mundo, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) entra em campo com um conjunto de ações relacionadas ao maior evento esportivo do planeta. O foco principal será o trabalho junto aos pontos de vendas em bares e restaurantes (on trade), e em supermercados (off trade). Uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) levará os vinhos brasileiros ao festival Brasil Sabor, neste mês, e terá continuidade no período de realizações dos jogos, nos meses de junho e julho.

“Queremos aproveitar a vinda de pessoas de diversas partes do mundo para divulgar o vinho brasileiro como uma das muitas atrações que poderão ser apreciadas” afirma o gerente de Marketing, Diego Bertolini.

O fortalecimento da imagem do vinho brasileiro no mercado externo também segue o embalo do futebol, recebendo atenção especial durante o período dos jogos. Por meio do projeto Wines of Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). Além de inúmeras atividades realizadas no mercado externo, o Ibravin trará potenciais compradores e jornalistas para o país. 

Acompanhe as ações relacionadas ao torneio:

Brasil Sabor

O maior festival gastronômico do mundo ocorre entre os dias 1º e 18 de maio e contará com pelos menos três rótulos de vinhos brasileiros nas cartas de mais de 400 restaurantes em 20 capitais do País. Displays chamarão a atenção para o concurso cultural Beba Com Descontração.

Concurso Cultural Beba com Descontração

Em parceria com a Abrasel, com redes de varejo e apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Ibravin promoverá o concurso cultural Beba com Descontração, entre os dias 1º de maio e 1º de julho. Displays de mesa nos empreendimentos participantes do Brasil Sabor farão a divulgação nos restaurantes. A plataforma do concurso poderá ser acessada no site www.bebacomdescontracao.com.br. A campanha também será divulgada em 250 lojas e 19 redes supermercadistas, até o dia 1º de julho.

Aplicativo Copa de Vinhos de Brasil 

O jogo que testa os conhecimentos sobre os vinhos brasileiros e suas inúmeras possibilidades de harmonização está disponível desde setembro de 2013. Os participantes que obtêm maior pontuação são convidados para que coloquem em prática suas escolhas nas etapas do Circuito Brasileiro de Degustação. Os melhores colocados ganham uma viagem para a Serra Gaúcha, onde disputarão a grande final. 

Feiras

O estande Vinhos do Brasil no 18O Expovinis Brasil – Salão Internacional do Vinho, em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de abril, e na feira da Associação Paulista de Supermercados (APAS), no início de maio, fizeram referência às arenas onde serão disputados os jogos da Copa do Mundo. A grama sintética e pórtico de entrada semelhante aos estádios de futebol tiveram o objetivo de transportar o público para o clima do maior torneio esportivo mundial.

Projeto Imagem

Até o período da competição, os participantes do Projeto Imagem – jornalistas, formadores de opinião e profissionais do setor –, são convidados a uma disputa de pênaltis virtual nos eventos de encerramento de cada um dos grupos. Os três melhores colocados são premiados com uma camisa oficial da seleção brasileira, uma bola e um saca-rolhas exclusivo.

Convênio com Sebrae Nacional

Em abril, durante o Expovinis, ocorreu a assinatura de convênio com o Sebrae Nacional para a capacitação de mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. O objetivo é aumentar a comercialização do vinho brasileiro no mercado interno junto aos pequenos negócios e estimular a melhoria de produtos e processos produtivos através da implementação do Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para processamento em produtores de uva e vinícolas. 

Ações em Pontos de venda

Durante o torneio serão realizadas ações de compre e ganhe nos pontos de venda, com promoções em 19 redes de supermercados com a distribuição de kits que incluem taças e ice-bags. O Ibravin disponibiliza materiais como cartazes e régua de gôndola com a identidade visual do concurso cultural Beba Com Descontração para as lojas que aderirem à ação.   

 
Paradouro Gaúcho

Os vinhos brasileiros terão espaço em duas feiras de produtos do Rio Grande do Sul, durante a competição: no Cais do Porto e no Cais Mauá, em Porto Alegre (RS). O espaço Paradouro Gaúcho é viabilizado pelo Sebrae e Governo do Estado do RS e tem como proposta oferecer produtos regionais em um espaço de valorização da cultura do estado, entre os dias 12 de 29 de junho. O vinho dividirá o espaço de 400 m² com um estande de informações turísticas, alambiques, espaço do chimarrão e artesanato, entre outros produtos típicos da cultura gaúcha.

Casa do Vinho

O Ibravin receberá a imprensa e torcedores que estarão no estado na Casa do Vinho, localizada no Acampamento Farroupilha, próximo ao estádio Beira Rio, em Porto Alegre (RS).  Em parceria com a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúcho (Aceg), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), os visitantes poderão conhecer a cultura do estado por meio de músicas típicas e de produtos regionais, com destaque para os vinhos, sucos e espumantes elaborados no RS. Um jantar típico gaúcho também será servido pela Associação Recreativa, Cultural e Esportiva de Porto Alegre, entidade que administra o local.

AÇÕES NO MERCADO EXTERNO

O Wines of Brasil, projeto do Ibravin com a Agência Brasileira de Promoção, Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) também está potencializando suas ações tendo como foco o maior evento esportivo mundial. Desde promoções nos pontos de venda nos Estados Unidos e Reino Unido, assim como nos demais eventos, feiras, aulas de degustação e aplicativos para redes sociais, todas as iniciativas voltadas ao mercado externo miram na visibilidade do Brasil em função da Copa. Os projetos Imagem e Comprador, por exemplo, trarão nove pessoas, entre compradores e jornalistas, que conhecerão a região da Serra Gaúcha e terão a oportunidade de assistir a jogos do torneio.    

Wines Cup e master classes

Em junho, será definido o nome do vencedor da Wine’s Cup (Copa Vinhos do Brasil), aplicativo web que inclui jogadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Nos EUA, a plataforma da Wines Cup está sendo utilizada para inserir os usuários do portal de conteúdo de vinhos Bottlenotes no contexto do estilo de vida do brasileiro, unindo a temática futebol com os estilos de vinho. Os 300 participantes que mais somarem pontos no game receberão prêmios com kits Wines of Brasil na Copa, contendo bola, camisetas, e outros brindes. Além disso, como parte das etapas desta plataforma, foram realizadas Master Classes (aulas sobre vinhos) em fevereiro e março deste ano no Reino Unido, Holanda e Alemanha, reforçando os temas vinhos brasileiros e o maior evento esportivo do mundo de forma simultânea e presencial.

Feiras

O futebol também foi inserido na linguagem visual do estande e da temática da Discovery Table (mesa de degustação) na feira ProWein, em março na Alemanha. Moscato Champion, Spakling Celebration e Kick Back with Less Alcohol eram os temas que apresentavam de forma experimental o estilo do vinho brasileiro.

Vitrines temáticas no Reino Unido

Outra ação promocional que está agendada para ocorrer no período da competição é a escolha da melhor vitrine com temática brasileira em lojas especializadas de vinhos do Reino Unido. Em parceria com a revista Off License News, o Wines of Brasil fornece material para ambientação das lojas inscritas e a que for escolhida, de acordo com critérios pré-estabelecidos pela publicação e pela equipe do Wines, ganhará uma viagem para uma das regiões produtoras do Brasil, durante um dos eventos de maior reconhecimento internacional, o carnaval, em 2015.

Degustações em Pontos de Venda

As degustações que são feitas com vinhos brasileiros nos pontos de venda (supermercados e lojas especializadas), principalmente em mercados como os EUA, Holanda e Reino Unido foram pensadas e potencializadas em função da visibilidade do Brasil com a realização do maior campeonato de futebol do mundo no país. Vinhos e espumantes brasileiros estão aparecendo cada vez mais nas gôndolas dos supermercados no exterior, o que deve resultar em aumento nas vendas no mercado externo.

Campanha Promocional

A campanha promocional Wake Up the Brazilian in You  (Acorde a Brasilidade em Você) utiliza elementos do universo futebolístico que expressam o jeito de ser do povo brasileiro. No site www.wakeupthebrazilianinyou.com, lançado nos Estados Unidos e Reino Unido, para o consumidor final, os internautas podem responder a perguntas sobre o Brasil e os vinhos brasileiros e concorrer a uma viagem com acompanhante.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário