sexta-feira, 2 de maio de 2014

Steven Spurrier diz que o Brasil tem o melhor espumante do Hemisfério Sul


Em passagem pelo Brasil na semana passada, o jornalista editor da Decanter Magazine, afirma que Brasil terá papel de relevância na produção de espumantes

"Vocês não precisam de Champagne, o Brasil tem seus próprios espumantes para beber". Essa foi uma das frases capitais proferidas pelo renomado crítico inglês, Steven Spurrier, editor da Decanter Magazine, durante a realização do Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul, realizado na última sexta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no Centro de Convenções da Fecomércio, em São Paulo.
 
Em sua vinda ao Brasil, Spurrier coordenou uma degustação às cegas, segmentada por país, realizada na parte da manhã, complementada por uma palestra sobre o panorama mundial de espumantes à tarde, com sua avaliação sobre a produção verde-amarela.
Além de compilar informações sobre o centenário do espumante no Brasil, o jornalista passeou pelas principais zonas produtoras mundiais, incluindo dados pioneiros sobre a atividade na Inglaterra, fazendo a ligação com a evolução do mercado consumidor.
"O consumo de espumante está em ascensão em todos os mercados mais importantes do mundo, e o Brasil terá um importante papel nesta categoria nos próximos anos", avaliou o jornalista complementado: "O Brasil produz os melhores espumantes do Hemisfério Sul. Mesmo com poucas amostras, esse painel provou que os espumantes brasileiros têm qualidade, são competitivos em preço e tem potencial de conquistar novos consumidores tanto no país como no Exterior", sentenciou.
As avaliações foram apresentadas ao público convidado após Spurrier ter coordenado um painel de degustação que contou com 21 amostras de espumantes do Brasil, Argentina, Chile, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Com um júri especializado que comentou as amostras servidas às cegas e um grupo de degustadores que acompanhou a prova com as bebidas sendo servidas simultaneamente, o evento convidou a plateia a conhecer as características dos produtos elaborados nos principais países produtores do Hemisfério Sul.
No Charmat, os rótulos brasileiros com mais indicações foram o Giacomin Brut, da Vinícola Giacomin, e o Cordelier Brut, da Fante Indústria de Bebidas. O neozelandês foi o Sparkling Brut Sileni, da Sileni State. Os rótulos elaborados pelo método tradicional que mais agradaram foram os brasileiros Miolo Millesime, da Miolo Wine Group, o Cave Geisse Blanc de Blanc, da Vinícola Geisse, e o Miru Miru, da neozelandesa Hunter´s Wines.
"A degustação foi fascinante. Fiquei impressionado com a qualidade dos espumantes brasileiros, com os comentários dos jurados e com a riqueza de detalhes com que foram apresentados. O resultado, com mais de 50% das preferências para os produtos do Brasil, comprova essa qualidade", concluiu Spurrier.
A promoção do evento contou com recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) e apoio da Strauss, fabricante da taça oficial do espumante brasileiro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário