quinta-feira, 15 de maio de 2014

Tortinha de Cordeiro com Nozes


 

Simplicidade e sabor, eis uma combinação perfeita para a receita de hoje!

 
Gosto da palavra irreverência quando falo de cozinha! O trabalho na confecção de um novo prato deve ser pautado na técnica mas, antes de tudo, na criatividade, no desenrolar inédito da junção de ingredientes diversos com um fim único que é a apresentação final. Brincar com os sabores e texturas é permitido, dar-lhes unicidade, obrigação. A receita a seguir mexe com isso, com o bom humor e a experimentação que somente a cozinha tem a condição de proporcionar, confira esta Tortinha de Cordeiro com Nozes

 


Ingredientes:

(para 8 pessoas)

 
Cordeiro:
 

2 kg de pernil de cordeiro já desossado

150 g de bacon picado

350 ml de vinho branco seco

2 pimentões vermelhos médios picados

2 cebolas picadas

1 abobrinha italiana picada

1 cenoura grande picada

1 maço de temperinho verde picado

1 alho poró cortado em fatias

5 tomates picados

2 folhas de louro

1 colher de chá de alecrim desidratado

Duas colheres de sopa de molho shoyu

Sal e pimenta do reino moída à gosto

Pitadas de noz moscada

 

Purê de batatas:

 
2 kg de batatas brancas descascadas e fatiadas

300ml de leite

150ml de leite de coco

150ml de requeijão cremoso

50g de manteiga

Pitadas de noz moscada, pimenta do reino e sal

150g de queijo gorgonzola cortado em pedaços

100g de queijo parmesão ralado

200g de queijo parmesão ralado para a cobertura

200g de nozes picadas para a cobertura

 
Preparo:
 
  
 
Corte o pernil em pedaços de cerca de 5 cm. Leve o bacon para fritar em uma panela grande.
 
Em seguida, divide a quantidade de carne em duas porções e sele cada uma por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e reserve.
 
 
Na mesma panela coloque os pimentões, a cebola, a cenoura, o alho poró e refogue bem. Junte a abobrinha e o tomate, o louro e o shoyu.
 
 
Deixe refogar bem, com a tampa fechada. Assim que isso for feito, junte a carne neste preparo, o vinho branco, a salsinha, o alecrim, a noz moscada e a pimenta.
 
 
Mexa bem, cubra com a tampa e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de uma hora. Corrija o tempero colocando sal. Deixe cozinhar por mais 45 minutos.
 
 
Quando a carne estiver bem macia, se espedaçando com o toque do garfo, desligue e retire um a um os pedaços da panela, desfiando a carne com dois garfos. Devolva a carne desfiada para a panela, misture bem e reserve.
 

Enquanto prepara a carne, cozinhe as batatas até amaciarem e depois as escorra. Coloque num recipiente e misture todos os ingredientes, amassando com um garfo grande ou processando com as pás da batedeira. O purê deve ficar cremoso.
 

Untar um refratário com azeite de oliva e dispor a camada da carne. Sobre esta colocar o purê, formando uma torta. Sobre o purê salpicar o queijo ralado e as nozes picadas. Levar ao forno por 30 minutos, metade do tempo com papel laminado. Servir.     
       

 
Você encontra cortes de cordeiro na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário