quinta-feira, 14 de abril de 2016

A alheira!


  
Semelhante a linguiça este embutido de origem portuguesa entrega um sabor incomparável


Sempre que vou ao Mercado Municipal de São Paulo sigo um ritual. Primeiro uma boa prova em alguma das frutas exóticas que os vendedores insistem em oferecer. Depois alguns goles nos cremosos chopes black da Brahma na companhia do pastel de bacalhau. Por fim uma ziguezagueada entre queijos, presuntos, temperos, compotas e embutidos. Destes, um que sempre trago é a Alheira, espécie de linguiça portuguesa que leva como principais ingredientes carnes de porco, de aves, pão de trigo, azeite e banha, tudo moído e temperado com muito alho, sal e corante. Uma segunda versão chamada “alheira de caça” usa carnes de animais deste tipo de abate, mas de maior dificuldade de se encontrar. Existe em Portugal e é exportada para todo o mundo a Alheira de Mirandela, cuja produção é específica e leva este selo por seguir toda uma legislação própria produtiva.

A alheira nasce pelas mãos dos judeus no norte de Portugal no século XV como um engodo para escaparem dos exércitos inquisitivos, pois como tal religião os impedia de comer carne de porco, eram facilmente identificáveis pelos seus perseguidores pelo fato de não prepararem os tradicionais embutidos de porco. Substituíam a carne de tal animal por uma imensa variedade de outras carnes (bovino, coelho, peru, pato, perdiz) e, após moída, a envolviam com uma massa de pão para adquirirem consistência suficiente ao preparo.


Depois de espalhada as demais populações juntaram-lhe a carne de porco e o alho (por isso alheira) pois uma boa parte dos cristãos criavam os animais nos quintais de suas moradias.

Possui cor alaranjada, cada gomo mede cerca de 20 a 25 cm e o aroma defumado e dos temperos é facilmente percebido ainda mais quando levado à cocção. possui O modo de preparo mais tradicional da alheira é fritá-la em azeite e servi-la com legumes cozidos e pão. Também pode ser consumida grelhada na brasa ou assada no forno acompanhada com batata cozida e legumes e mesmo com ovo salteado, salada de alface e tomate.

O sabor é pleno, com destacado alho e temperos. Deve ser comida ainda quente e sua complexidade paliativa é um caso à parte e faz excelente companhia na degustação de uma bagaceira, uma aguardente portuguesa à base de vinho.

  
Alheira ao Forno



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

4 alheiras congeladas
3 xícaras de chá de pão ralado
6 ovos batidos
Uma cebola roxa picadinha

Preparo:

Tire a pele das alheiras congeladas cortando com uma faca pelo dorso de ponta a ponta e com cuidado puxando o invólucro. Feito isto, empane as alheiras inteiras passando-as no ovo e depois no pão ralado. Coloque as alheiras num refratário e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos. Retire as alheiras do forno, distribua-as numa bandeja e salpique por cima a cebola roxa finamente picada. Sirva acompanhada de batatas e salada verde.

* artigo de Emerson Haas   

Nenhum comentário:

Postar um comentário