segunda-feira, 18 de abril de 2016

‘Mesa ao Vivo’ na ExpoBento terá cinco chefs nacionais interagindo com o público



Maior evento enogastronômico itinerante do país retorna à ExpoBento com aulas práticas abertas ao público e novidades nos cursos de degustação de vinho


‘Tradição X Modernidade: por uma cozinha afetiva, criativa e moderna’. Seguindo este tema, a segunda edição do Mesa ao Vivo na ExpoBento vai equilibrar, por meio de receitas feitas por chefs nacionais, tradição e modernidade em uma cozinha criativa. Os chefs conduzirão aulas práticas abertas ao público nos dias 3, 4 e 5 de junho, na área vinícola da feira, no coração do Pavilhão A.

Dalton Rangel, Flávia Quaresma, Juarez Campos, Marcos Livi e Mônica Rangel são os nomes nacionais confirmados que integram o menu de chefs que terão o desafio de interagir com o público, levando os participantes a fazer uma viagem pelos sentidos. Além deles, outros chefs regionais que serão confirmados até o final de abril, farão parte do projeto, alguns atuando em dobradinha em aulas temperadas.

Como numa arena, o Mesa ao Vivo será abraçado por estandes da indústria, comércio e serviços por todos os lados, dividindo espaço com vinícolas da Serra Gaúcha. Também fará parte do ambiente uma ampla sala para cursos de degustação de vinhos e espumantes, experiência que este ano poderá ser vivida por 50 apreciadores, praticamente dobrando as vagas oferecidas em 2015, que eram 28. Enólogos das vinícolas expositoras conduzirão os cursos, além do editor chefe da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho, e do jornalista especializado em vinhos Marcel Miwa.



Para Ricardo Castilho, editor da Revista Prazeres da Mesa, é um prazer retornar a Bento Gonçalves para a realização da segunda edição do Mesa ao Vivo dentro da ExpoBento. “Será a oportunidade de chefes de renome nacional conhecerem os ingredientes da região e propagarem em suas cidades e regiões os conhecimentos adquiridos e, ao mesmo tempo, trocarem experiências com os chefes regionais que também participarão do Mesa ao Vivo”, enfatizou.

A edição do Mesa ao Vivo em Bento Gonçalves é uma realização conjunta entre a ExpoBento 2016, o CIC/BG e a Revista Prazeres da Mesa, que durante o evento estará produzindo ao vivo a revista na frente das pessoas, como num reality show editorial, com circulação nacional. O Mesa ao Vivo tem o patrocínio de Fecomércio RS, Galvanotek, Giordani Turismo, SEGH, Senac BG e Tramontina, além do apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves. A área Vinícola, espaço que estará recebendo o Mesa ao Vivo, tem o patrocínio do Sebrae e da Verallia, com a participação das vinícolas Aurora, Batistello, Cave Antiga, Lídio Carraro, Salvatti, Santa Bárbara e Valmarino.

No ano passado, o Mesa ao Vivo, que estreou no Rio Grande do Sul, reuniu na ExpoBento 16 chefs em 16 aulas práticas, com a participação de um público de 1.280 pessoas, além de atrair a atenção de milhares de visitantes que circulavam pelos corredores da feira nos três dias do evento. Entre os destaques da edição, os chefs Ana Luiza Trajano, Emmanuel Bassoleil, Ivan Achcar, Kátia Barbosa e YannCorderon.

Como participar
As inscrições poderão ser feitas pelo site da feira (www.expobento.com.br) a partir da primeira quinzena de maio. Serão 80 participantes em cada uma das aulas. Mas a interatividade com o público será permanente, pois os visitantes circulantes poderão assistir as aulas ao vivo.

OS CHEFS NACIONAIS

Dalton Rangel
A paixão de Dalton Rangel pela culinária vem do berço. Dalton é filho de chef e desde criança viu maravilhas saírem das cozinhas de Visconde de Mauá onde foi criado. Não demorou muito para que sua criatividade o iniciasse no mundo gastronômico e aos 12 anos Dalton já estava presente na cozinha da família e no restaurante dos amigos.Se formou em gastronomia pela Universidade SENAC e depois disso percorreu o mundo em busca de novas experiências e trabalhos. Em Portugal, trabalhou no conceituado “Terreiro do Paço”. Realizou imersões gastronômicas pela Itália conhecendo e estudando a gastronomia local. Já na Tailândia, participou de cursos no renomado Hotel Blue Elephant e já representou o Brasil em feiras e festivais gastronômicos em Madri, Barcelona, Paris, Irlanda e Milão.
É chef e empresário em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também é apresentador do programa “Homens Gourmet” no canal Bem Simples da FOX Channel.

Flavia Quaresma
Depois de abandonar os cursos de medicina, teatro e jornalismo, Flavia Quaresma descobriu a verdadeira vocação ao acompanhar sua irmã em uma viagem à França. Flavia ficou encantada com gastronomia. Com medo de que a filha desistisse mais uma vez, seus pais não a apoiaram no primeiro momento. Depois de juntar um pouco de dinheiro trabalhando com administração, Flavia decidiu que era hora de voltar a Paris e estudar na escola Le CordonBleu. Então, seu pai concordou em pagar o curso, mas com a condição de que ela teria de trabalhar para se sustentar. E assim ela fez, trabalhou como garçonete antes de estagiar naquele país. Depois, foi à Cidade do México e a TelAviv, antes de voltar ao Brasil e abrir o premiado Carême Bistrô. Além da cozinha, a chef também fez sucesso como apresentadora do programa Mesa para Dois e na publicação de livros.

Juarez Campos
Influenciado por mãe, tias e sogra, Juarez Campos decidiu seguir carreira na gastronomia. Fez diversos cursos até inaugurar o restaurante italiano Oriundi, em 1993, no Espírito Santo. Com uma cozinha que mistura a culinária do norte da Itália com ingredientes brasileiros, o restaurante ganhou destaque nacional. Além de comandar a cozinha do Oriundi, Juarez também atua como professor do Curso de Extensão em Cultura e Enogastronomia Italiana na Faculdade Novo Milênio.

Marcos Livi
Considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, Marcos Livi começou a atuar no universo da gastronomia depois de conseguir um estágio no Grupo Accor Hotéis. 

Na época, Livi era estudante de hotelaria e o emprego lhe permitiu desempenhar funções como estoquista, ajudante de cozinha, garçom, auxiliar de bar e até barman. Depois da experiência, decidiu continuar na área de alimentos e bebidas. 

Fã de cultura, Marcos Livi atualmente é sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo e que prestam homenagem aos autores brasileiros.

Mônica Rangel
 
Conhecida por comandar o restaurante de comida mineira Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá e por participar como jurada no programa de televisão Cozinheiros em Ação (GNT), Mônica Rangel nasceu em Juiz de Fora, em Minas Gerais, mas cresceu em Niterói, no Rio de Janeiro.Mesmo com o sonho de fazer veterinária, cursou fonoaudiologia, pois assim podia trabalhar desde cedo e ajudar em casa.Já como secretária executiva bilíngue, Mônica decidiu passar as férias em Visconde de Mauá e se apaixonou pelo lugar de tal maneira que um ano depois estava se mudou com a família para lá. Poucos meses depois, nascia o Gosto com Gosto.Atualmente ela também atua como consultora da Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, na área de gastronomia, e como fundadora do “Movimento Brasil à Mesa”, que valoriza gastronomia brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário