domingo, 19 de julho de 2015

Fundação Nacional da Qualidade presente em mais uma edição do Prato Executivo


No último dia 14 de julho, o Espaço Gourmet da Vinícola Ravanello em Gramado/RS recebeu os gestores, executivos e ganhadores do prêmio MPE Brasil 2014 da FNQ, seus associados, parceiros e patrocinadores em mais uma edição do workshop Prato Executivo


Como facilitador da dinâmica o gestor e chef Emerson Haas, editor e colunista do blog Eu, Gourmet, inseriu os 32 participantes no ambiente culinário, na cozinha, onde – divididos em grupos – tiveram que preparar um jantar completo composto por entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa – e presenciarem que os aspectos e conceitos de gestão tais como gestão de pessoas, gestão da inovação liderança, relacionamento interpessoal, planejamento - podem ser exercitados mesmo na labuta culinária. Também tomaram conhecimento sobre o serviço e a harmonização da comida com vinhos.  A seguir fotos e receitas deste meritoso evento!


Insalatta Caprese


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

3 tomates maduros
180g de queijo ricota
Folhas de manjericão fresco
Orégano
Azeite de oliva
Sal e pimenta preta à gosto
Creme balsâmico

Preparo:

Lavar bem os tomates e secá-los. Cortar em fatias finas a médias. Cortar a ricota em fatias igualmente finas a médias. Montar a salada dispondo uma fatia de tomate, uma de ricota e uma folha de manjericão. Repetir o processo. Temperar a salada com sal  pimenta, salpicar como orégano, regar com um fio de oliva e algumas gotas de creme balsâmico. Servir. 


Consomê de Moranga Cabotiá e Crocante de Linguicinha



Ingredientes:
(para 6 pessoas)

800g de moranga cabotiá descascada e picada
1 batata branca descascada e picada
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 talo de alho poró
Meia colher de chá de gengibre ralado
100g de creme de leite
1 cubo de caldo de galinha
Pitada de noz moscada
Um gomo de linguiça de suíno
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Aqueça um fio de azeite de oliva numa panela e refogue a cebola, o gengibre, a cenoura e o alho poró. Em seguida junte a moranga e a batata, misture bem, cubra com água e deixe cozinhar. Coloque o caldo de galinha, noz moscada, pimenta e sal. Quando estiver bem cozido, já com os legumes desmanchados, use um processador para bater e transformar num creme espesso. Prepare a linguicinha retirando a pele, pique finamente para deixar quase granulada, leve a uma frigideira e frite bem. Reserve. Junte o creme de leite ao consomê, mexa bem, corrija o tempero e sirva com a linguicinha e algum temperinho verde para decorar.       


Boi grelhado ao molho de gorgonzola e batatas ao murro



Ingredientes:
(para 6 pessoas)

1kg de filé mignon/entrecote/ maminha
Sal e pimenta preta à gosto
100g de queijo gorgonzola picado
Duas colheres de sopa rasas de farinha de trigo
Duas colheres de sopa rasas de manteiga sem sal
500ml de leite
Pitadas de noz moscada
Pimenta preta e sal à gosto
12 batatas brancas pequenas ou 6 médias com casca
Fio de azeite de oliva
Folha de louro no cozimento
Sal grosso
Alecrim desidratado
Ramo verde para decorar

Preparo:

Faça fogo em uma churrasqueira com carvão e lenha e assim que tiver a brasa, salgue e grelhe a peça inteira. Retire, deixe descansar e antes de servir corte em fatias e leve rapidamente a grelha para finalizar, temperando com sal e pimenta. Prepare o molho de gorgonzola fazendo um roux claro e depois o bechamel. Aqueça numa panela a manteiga e a farinha batendo com um fouet para deixar uma pasta uniforme. Junte o leite aos poucos batendo sempre.  Adicione o gorgonzola, a noz moscada, pimenta e o sal. Mexa sempre para ir engrossando. Quando chegar na textura desejada desligue e reserve. Coloque as batatas para cozinhar na água com uma folha de louro. Quando estiver a meio cozimento, desligue e escorra. Em cada batata de um pequeno murro com a palma da mão para abri-la levemente. Unte uma assadeira com azeite de oliva, coloque as batatas, regue comais oliva, tempere com sal grosso e com o alecrim e leve ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 30 minutos.  Monte o prato colocando o molho, acomodando á carne sobre este e complementando coma batata. Decore e sirva.


Fondue de chocolate



Ingredientes:
(para 8 pessoas)

400g de chocolate ao leite em barra
100g de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite
5 colheres de sopa de licor de Amarula ou licor de laranja
Frutas da estação picadas


Preparo:

Em uma panela em banho-maria coloque os chocolates e mexa delicadamente até que o chocolate derreta. Retire do fogo, some o creme e acrescente aos poucos o licor, misture tudo muito bem e leve ao fogo novamente em chama baixa. Mexa até ficar com uma consistência cremosa. O importante é mexer sempre para não empelotar. Disponha as frutas em vasilhas, regue com o chocolate, decore e sirva.

Vinícola Ravanello foi escolhida para sediar o evento

Serviço e preparo foram praticados

Linha de produção na finalização dos pratos

Grupos foram divididos e cada qual planejou o preparo de sua receita

Cozinha industrial acomodou os participantes

Trio no preparo do boi assado

Servir foi discutido, ensaiado e praticado

Trabalho em equipe foi um dos aspectos desenvolvidos

Jantar sendo servido

Explicação dos pratos foi abordada
Participantes da FNQ, patrocinadores, apoiadores e premiados do MPE 2014


   


2 comentários:

  1. Parabéns pela condução das dinâmicas. Foi momento de muito aprendizado e integração entre os participantes. Sucesso total!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Saudade destes eventos! Grato pelo depoimento!

      Excluir