quarta-feira, 8 de julho de 2015

Porcini, o rei dos cogumelos!



O funghi porcini é o mais mágico e saboroso cogumelo que existe e seu sabor é capaz de transformar qualquer receita numa obra prima da gastronomia!



O responsável foi o Altemir Pessali! Ele que é proprietário dos magníficos restaurantes Primo Camilo em Garibaldi e Nonna Gemma e Pizza entre Vinhos no Vale dos Vinhedos também ocupa suas horas vagas para – além de pedalar – caçar cogumelos selvagens pelos quatro cantos do Rio Grande. Dono de uma técnica e de um conhecimento ímpar, Pessali percorre montanhas, vales e florestas em busca destas iguarias sendo o cogumelo porcini o seu maior troféu! E foi de suas mãos que recebi um lote de porcinis recém colhidos em suas andanças por Cambará do Sul. O cogumelo porcini, o queridinho dos italianos, é conhecido como o rei dos cogumelos, devido a sua textura carnuda, sabor e história.  É um cogumelo de base grossa e de chapéu largo, alguns podem chegar a um quilo de peso, é raro ser encontrado fresco, a maioria pode ser comprado em supermercados e armazéns como funghi secchi. Funghi quer dizer cogumelo em italiano (palavra derivada do latim "fungus") e é conhecido na alimentação da humanidade há mais de 10.000 anos. Na Europa, berço das melhores variedades, sua popularização se deve aos romanos, tanto que um deles, o preferido do imperador, leva o nome de Cogumelo-de-César (Amanita Cesarea). Possuem inúmeras propriedades sendo um alimento praticamente completo. Contém açúcar, ferro e amido e seu nível proteico supera o de vários alimentos, tais como leite, frutas, hortaliças e muitos legumes. Os cogumelos também contêm vários sais minerais e vitaminas B1, B2, D e E.  Os melhores cogumelos porcini - porcino na Itália - são colhidos no norte daquele país. O nome porcino – “leitão” em italiano -  é uma referência ao formato gordinho - e saboroso - do seu talo. Os porcini frescos recebidos de presente deram origem ao Risoto de Cogumelos Porcini cuja receita segue adiante!



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

300g cogumelos porcini frescos
2 xícaras de arroz arbóreo
50g de manteiga
150ml de vinho branco seco
1 dente de alho picadinho
Meia cebola picadinha
100g de queijo parmesão grana padano ralado na hora
500ml de caldo de frango
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino moída na hora

Preparo:

Lamine os cogumelos porcini em fatias finas. Aqueça um fio de azeite de oliva numa panela e refogue o alho e a cebola e assim que murcharem junte o cogumelo fatiado. Assim que refogar, some o arroz arbóreo e acrescente o vinho branco. Suba o fogo para o álcool evaporar. Aos poucos, concha a concha vá adicionando o caldo de galinha, mantendo encharcado o preparo, que leva cerca de 20 a 25 minutos para que o arroz fique “al dente”. Tempere com sal e pimenta o risoto. Desligue o fogo e junte a manteiga e o queijo misturando bem com uma colher de pau. Tampe a panela e deixe o risoto descansar por aproximadamente três minutos. Sirva o risoto decorado com um ramo de alecrim ou tomilho fresco.
   
Este colunista e Altemir Pessali
   



4 comentários:

  1. Descobri a poucas semanas que temos muitos destes cogumelos em um terreno na serra catarinense. Gostaria de enviar alguns como amostras para ver sua qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Quando tiveres novamente podem acionar por aqui!Desculpe novamente a demora pela falha do blogger!

      Excluir