segunda-feira, 2 de julho de 2012

6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

A maior edição da história credencia o concurso como uma importante vitrine internacional de vinhos. Evento acontece nesta semana em Bento Gonçalves



A Associação Brasileira de Enologia (ABE) já comemora a superação do 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Como a maior edição da história, o evento alcança a inscrição de 547 amostras, um recorde que ultrapassa em 20% o número obtido em 2010.  A procedência é dividida entre 17 países, dois a mais que na edição anterior, sendo eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, México, Portugal, República Eslováquia e Uruguai. O evento acontece em Bento Gonçalves de 3 a 6 de julho, no Dall’Onder Grande Hotel.

Para o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, o resultado deve ser comemorado. “Não é fácil atrair a atenção de regiões produtoras do mundo inteiro. No entanto, o Brasil é a bola da vez e o nosso mercado vem sendo disputado por vinhos de diferentes procedências. Crescemos na representação brasileira e também internacional, o que comprova que o nosso concurso se consolida como um importante evento de promoção da bebida”, destaca.

A degustação dos vinhos e espumantes inscritos será feita por um júri formado por 48 especialistas de 11 países, no período de 3 a 5 de julho. Muito prestigiado, o concurso conta com a participação da presidente da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.), Claudia Quini, da Argentina. Esta é a primeira vez que a entidade é presidida por um latino-americano e também a primeira vez que uma mulher assume o cargo. As amostras foram inscritas em oito categorias, sendo elas: Vinhos brancos de variedades não aromáticas, Vinhos rosés, Vinhos tintos, Vinhos de variedades aromáticas, Vinhos com leveduras de véu, Vinhos naturalmente doces, Vinhos licorosos e Destilados de origem vitivinícola. O jantar de premiação será realizado no dia 6 de julho.

O crescimento do evento pode ser conferido a cada edição. O concurso iniciou em 2002 com 408 amostras. De lá para cá, o aumento foi gradativo, atingindo quase 35% no número de amostras. Implantado na edição anterior e com excelente desempenho, o sistema de avaliação continuará sendo totalmente informatizado, o que garante maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados.

O 6º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil tem a chancela da O.I.V. e da União Internacional dos Enólogos (UIOE), o que o credencia pela sua seriedade sendo reconhecido no mundo todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário