terça-feira, 17 de julho de 2012

Comendo coisa boa!


O Renatinho é um amigo que tenho, empresário, bem sucedido, meia-idade, que se cuida praticando esportes – preferencialmente os de competição – e que há alguns meses anda separado. Sim, depois de um relacionamento de vários anos e com dois filhos ao mundo achou por bem dar um novo ânimo ao seu dia-à-dia rompendo com a, então, sua esposa. 


Depois de um tumultuado início da condição de “separado”, entre idas e vindas da sua ex-mulher, descobriu que a vida tinha muito a oferecer e que poderia ser mais generosa do que vinha sendo para com ele. Entre uma e outra tentativa de relacionamento frustrada acabou descobrindo aquela que poderia ser o amor de sua vida, através da internet, num daqueles sites de relacionamento aonde depois da meia-noite todos os nicks passam a ser interessantes! Email vai, email vêm, SMS vai, SMS vêm, telefonema vai e telefonema vêm, combinaram de se conhecer. 


Ele, empolgadíssimo, voou para o Espírito Santo para conhecer a sua alma gêmea que lá residia. Ao se encontrarem já no aeroporto o Renatinho se entusiasmou e quando ela disse que cozinharia para ele, ficou mais encantado ainda. Pediu que ela preparasse uma moqueca capixaba, prato típico daquele estado. E ficaram lá, naquele contexto, ela cozinhando, ele em volta, pareciam coreógrafos do balé dos cisnes. Tiveram uma noite de amor, moqueca e caipirinha como jamais o Renatinho teve. 


Ao acordar pela manhã, percebeu que a sua pretensa amada ostentava ao lado da cama um copo Cica, daqueles de vidro canelado, completado por uma água cor âmbar onde dentro, adormecidas, encontravam-se não uma, mas duas próteses dentárias! Saiu correndo, embarcou no primeiro vôo de volta, regressou ao Rio Grande do Sul, mudou de email e até de celular! Sumiu da vista da moça. E percebeu que não precisava sair para tão longe para comer coisa boa... 


Segue uma receita para comprovar que os pratos e as mulheres daqui são muito melhores! A seguir a ANCHOVA NEGRA À PORTUGUESA


Ingredientes
(para 4 pessoas)

800g de filé de anchova negra cortado em 4 postas iguais
Uma cebola grande fatiada
Um pimentão amarelo pequeno fatiado
Um pimentão vermelho pequeno fatiado
100g de azeitonas verdes sem caroço
Suco de um limão
Azeite de oliva
Sal e pimenta branca moída à gosto

Preparo:
Seque bem as postas de anchova em papel toalha e tempere com o suco do limão, sal e pimenta e reserve. Aqueça um pouco de azeite de oliva numa frigideira e refogue os pimentões cortados com uma pitada de sal até ficarem macios. Reserve. Em seguida faça o mesmo com a cebola, temperando também somente com uma pitada de sal. Unte uma assadeira com azeite de oliva e acomode as postas de anchova. Regue com um fio de azeite de oliva, cubra com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 15 minutos. Retire a assadeira do forno, saque o papel laminado e disponha por sobre as postas o refogado de pimentão, as cebolas e as azeitonas. Leve novamente ao forno – desta vez sem papel laminado – por mais 10 a 15 minutos. Sirva acompanhado de arroz colorido e alho assado.  

VOCÊ SABIA

A anchova negra é um peixe de águas profundas do Pacífico podendo chegar a 3 metros de comprimento. Apesar do nome, é um peixe de carne branca, grande, com alto teor de gordura, assim como o salmão e, por este motivo, é um peixe perfeito para grelhar ou assar. Frutos do mar, quanto mais simples a receita, mais saborosos ficam. A anchova negra também é conhecida como peixe-prego o Ruvettus Pretiosus.  Este peixe contém uma grande quantidade de um óleo chamado gempylotoxin, que pode afetar aqueles que possuem um estômago e intestino mais delicado. Nos Estados Unidos a anchova negra é conhecida como Oilfish.



Nenhum comentário:

Postar um comentário