terça-feira, 31 de julho de 2012

Pappardelle ao Molho de Roquefort com Iscas de Cordeiro


Para os amantes da boa cozinha, o Mercado Público de Porto Alegre é um verdadeiro prato cheio para aquisição de ingredientes e iguarias culinárias. 

          A diversidade de ofertas e o grande número de bancas estimulam os gourmets a se realizarem nas compras. Nas instalações centenárias pode-se encontrar de tudo: legumes, peixes, carnes, bacalhau de todos os tipos, cachaças de todo o país, vinhos, guloseimas e temperos. Numa das bancas adquiri um belo pappardelle italiano, um talharim largo e saboroso. Também encontrei queijo roquefort argentino, alemão e suíço, patê de fígado de ganso, jamón espanhol, mix de frutas secas e geléias variadas. Em casa utilizei parte dos ingredientes para criar a receita que segue, o PAPPARDELLE AO MOLHO DE ROQUEFORT COM ISCAS DE CORDEIRO


Ingredientes:
(para 2 pessoas)

250g de talharim largo
100g de queijo roquefort picado
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de farinha de trigo
300ml de leite
200g de lombo de cordeiro cortado em iscas
Meio dente de alho picado
Pitada de noz moscada
Sal e pimenta preta à gosto

Preparo:

Aqueça duas colheres de manteiga em uma panela e junte a farinha de trigo misturando bem. Vá juntando o leite aos poucos, mexendo sempre para engrossar. Adicione o queijo roquefort, a noz moscada, o sal e a pimenta e mexa bem. 

Coloque a massa para cozinhar em água fervente. Numa frigideira aqueça o restante da manteiga e o alho e em fogo alto passe as iscas de cordeiro temperadas com sal e pimenta por cerca de 3 minutos. 

Escorra o talharim, sirva no prato, coloque sobre ele o molho de roquefort e em seguida junte as iscas de cordeiro. Para decorar tempero verde picado.

Você sabia



O Queijo Roquefort é produzido com leite de ovelha não-pasteurizado ao qual é adicionado o mofo penicillium roqueforti

A umidade e a quantidade de ar no local de maturação, necessárias para que o mofo se desenvolva no queijo, são rigorosamente controladas. 

Originário da região de Rouergue, França, tem forma cilíndrica e pesa de 2 kg a 3 kg. A casca é pegajosa de cor marfim bem clara e a textura é macia, com um aroma característico e sabor que pode ser mais ou menos picante de acordo com o grau de maturação. 

O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característico de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário