quinta-feira, 26 de julho de 2012

Entrecôte ao Molho Vermelho e Quibebe


Crocante e suculento! Esta é a melhor descrição deste prato rápido, fácil e saboroso. 

Gosto muito de preparar receitas com carne bovina, pois é claro, consumo muito este tipo de carne mesmo sabendo não se tratar da melhor dieta, mas o seu sabor e textura me fazem “pecar” seguidamente! Um dos meus preparos preferidos é na chapa, preferencialmente se for de ferro – pode ser uma panela, caçarola ou frigideira – e em fogo alto para deixar a carne bem selada, crocante por fora e suculenta por dentro. Acompanhe a seguir a receita do Entrecôte ao Molho Vermelho e Quibebe.


Quibebe:

Ingredientes:
1,5 kg de abóbora madura
Óleo de canola
Duas cebolas finamente picadas
Um dente de alho amassado
Salsinha picada à gosto
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Preparo:
Descasque a abóbora e corte em pedaços pequenos. Aqueça uma panela com óleo e refogue o alho e a cebola. Junte a abóbora e a salsinha, mais duas xícaras de água fervente e deixe cozinhar com a panela tampada. Tempere com sal e pimenta e se for necessário vá adicionando água até que a abóbora fique macia. Desligue o fogo e amasse bem com um garfo, para virar um purê. Sirva quente.

Molho vermelho:

Ingredientes:
Um quilo de tomates italianos bem maduros sem pele e sementes
Quatro colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Uma colher de sopa rasa de açúcar
Pimenta-do-reino à gosto
Sal à gosto
Uma cebola grande ralada
Dois dentes de alho amassados
Uma colher de chá de cominho
Uma folha de louro
Três colheres de sopa de manjericão picado à gosto

Preparo:
Em um processador ou liquidificador processe os tomates até ficarem em pedaços. Em uma panela adicione o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho e junte os tomates. Some o cominho e a folha de louro e tempere com sal e pimenta. Junte o manjericão, o açúcar e deixe cozinhar em fogo médio e com tampa fechada por cerca de 40 minutos. Adicione água somente se ficar muito seco, mas não será necessário. O molho deverá ficar grosso e encorpado. Reserve.

Entrecôte:

Ingredientes:
4 bifes de entrecôte – prefira somente o miolo – de cerca de 250g cada
Uma colher de sopa de manteiga
Duas colheres de sopa de óleo de canola
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Preparo:
Aqueça bem a chapa e disponha a manteiga e o óleo. Tempere com sal e a pimenta as peças de entrecôte e em fogo alto sele as peças, deixando cerca de 3 minutos de cada lado ou até ficar com uma camada marrom crocante. Reserve, deixe esfriar (cerca de 20 minutos) e leve novamente ao fogo alto por cerca de 2 minutos cada lado. Sirva em seguida cobrindo cada peça com o molho vermelho e ao lado fazendo companhia o quibebe. 


Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário