terça-feira, 27 de março de 2012

Escola de Gastronomia UCS - ICIF

Semana passada estive em um almoço na Escola de Gastronomia que a Universidade de Caxias do Sul - UCS - possui em Flores da Cunha em parceria com o instituto italiano ICIF. Chamou-me atenção a infra-estrutura oferecida pela instituição que ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados incluindo anfiteatro para aulas de demonstração, sala de panificação e confeitaria, sala para preparo, biblioteca, sala de atividades culturais, espaço de convivência, vestiários e showroom, seguindo os rígidos padrões europeus de qualidade. Dentro da escola ocorrem ainda os cursos de Sommelier Internacional os quais já formaram dezenas de profissionais de todo o Brasil. Abrga ainda o restaurante-escola Dolce Italia no qual foram servidos aguns deliciosos pratos harmonizados com excelentes vinhos nacionais e importados. Entre as iguarias destaque para um carpaccio com grana padanno e um ravióli de bacalhau e azeite de manjericão, saborosíssimos!

Abaixo algumas informações sobre a escola:


- Know-how italiano, tanto nas instalações como nos equipamentos, didática dos cursos, banco de menus, formação e treinamento de equipe.

- Equipe docente formada por profissionais reconhecidos internacionalmente.

- Aulas de enogastronomia no laboratório didático, com bancadas de trabalho, equipamentos e utensílios individuais.

- Aulas de degustação em Enoteca, dentro de padrões internacionais, com postos individuais, luz especial para análise visual, bateria de copos de cristal para cada tipo de vinho e de degustação ISO.

- Ristorante Dolce Itália, espaço didático-pedagógico onde os alunos realizam simulações de trabalho na cozinha e na sala, praticando as técnicas num ambiente real. Oferece jantares e almoços para o público externo, que também podem ser realizados em locais indicados pelo cliente.

- Prestação de serviços de assessoria gastronômica à comunidade.



Escola de Gastronomia UCS-ICIF
Av. da Vindima, nº 1000. Parque de Eventos Eloy Kunz. Flores da Cunha - RS
Secretaria da Escola - (+5554) 3292-1188 - E-mail: gastronomia@ucs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário