quarta-feira, 21 de março de 2012

Gourmet responde...

Seguem algumas dúvidas de leitores e internautas sobre os melindros de forno & fogão:

LEITOR

“Emerson, por que a comida servida à la carte parece ser bem mais cara nos restaurantes?”, enviada por S. Schneider

GOURMET RESPONDE

Caro leitor, a comida servida à la carte envolve todo um preparo diferenciado, individual e exclusivo. Exige dedicação e trabalho por parte do chef ou cozinheiro. Os ingredientes são escolhidos, preparados e temperados na hora e este serviço exige rapidez e objetividade. Nele também é colocado todo o conhecimento e criatividade do responsável pela elaboração. E não se esqueça que, além disso, há todo o custo de uma empresa normal, como funcionários, aluguel, maquinário, matéria-prima, treinamento, estoque... Se você perceber por este ângulo verá que o que está saboreando num prato à la carte não é simplesmente comida, mas sim um conjunto de processos ordenado por um criativo chef de cozinha e, portanto, não é caro!

LEITOR

“Caro Emerson, tenho dois filhos adolescentes, um rapaz de quatorze e uma menina de doze anos, e eles não gostam da comida que a empregada prepara e comem só fast-food e guloseimas. O que fazer?”, Gilson Souto, de Santa Cruz do Sul.

GOURMET RESPONDE: Gilson, em criação de filhos não se mete a colher, mas possa dar umas espetadas com o garfo! Convide a molecada para ir ao supermercado, escolha um prato fácil de preparar e que eles gostem – pode ser um estrogonofe – peça auxílio e coloque-os para cozinhar com você. Traga-os para o ambiente da cozinha que os próprios detalhes os farão participar e gostar mais de coisas saudáveis, saborosas e divertidas como a alimentação deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário