segunda-feira, 19 de março de 2012

Casa Silva Reserva Sauvignon Blanc 2010

Os vinhos brancos refletem jovialidade, pois na sua maioria são vinhos elaborados para consumo rápido, com um ou dois anos de garrafa, mostrando-se refrescantes e ideais para acompanhar desde saladas e entradinhas até mesmo algumas sobremesas. Um belo exemplar é o chileno Casa Silva Reserva Sauvignon Blanc safra 2010, vinho de coloração amarelo-palha com nuances esverdeados, aroma bastante floral e elegante e com notas cítricas de abacaxi, pomelo e damasco. Na boca, mostra-se surpreendente, mineral e fresco, com acidez correta e paladar equilibrado, resultando num vinho refrescante e agradabilíssimo de ser degustado. Harmoniza bem com saladas, peixes de carne firme, alguns queijos e até mesmo com massas com molhos brancos não muito condimentados. Ideal ser servido na temperatura de 8 a 10°C e possui graduação alcoólica de 13%.

O berço da Sauvignon Blanc entre tantas outras também é a França, tendo destaque nas regiões de Bordeaux e Vale do Loire. Tal casta espalhou-se para o Novo Mundo e para as regiões do planeta migradas se estabeleceu com particularidades próprias de terroir. Na América do Sul, no Chile, traduz-se em vinhos delicados, leves e agradáveis. Mas teve uma performance magnífica na Nova Zelândia, que virou uma espécie de referência mundial em Sauvignon Blanc, tal a classe dos brancos produzidos com esta uva no país, onde hoje há mais de 2.000 hectares ocupados. Além de conseguir uvas com excelente tipicidade e grau de amadurecimento, os produtores locais inovaram, fermentando e maturando seus Sauvignon Blanc em barris de carvalho, como já se fazia com a Chardonnay em outras partes do mundo.

O vinho elaborado com Sauvignon Blanc oferece ao nariz aromas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, ou ainda de melão e pêra. Os brancos mais leves, como os Sancerre, Pouilly Fumé e chilenos, combinam à perfeição com peixes de sabor menos acentuado, entradas suaves, queijos feitos com leite de cabra. Já os grandes Bordeaux e os melhores da Nova Zelândia, bem estruturados e untuosos, fazem ótima companhia a patês, camarões, lagostas e frutos do mar preparados com molhos de sabor mais pronunciado.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário