quinta-feira, 22 de março de 2012

Pintando com sabor!

Semana passada no almoço na casa de Romualdo Schulz, pai do amigo Carlos “Fredo” Schulz entre os bate papos sobre Vale do Loire, Cod Gadus Morhua, Gewurzstraminer chilenos e licores de 40 anos comentávamos sobre a versatilidade do risoto e suas possibilidades infinitas. Mesmo com tal diversidade, este mundialmente conhecido prato italiano possui suas clássicas receitas, uma delas é o Risotto alla Milanese. A sua origem remonta ao período da construção do Duomo de Milão, em torno de 1.580, onde existia um artesão de pinturas belga chamado Valerio Perfundavalle que acrescentava o pó de açafrão nas tintas de suas pinturas, para que estas adquirissem o tom de amarelo ouro. O mestre de obras, sabido glutão e amante da cozinha, pediu que o mesmo aprendiz misturasse o tal açafrão no risoto o que acabou resultando na nova receita, rapidamente disseminada pelos paladares de toda a Itália. A seguir a receita do Risotto alla Milanese:



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

2 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
3 colheres de manteiga
Uma cebola picada
Uma taça de vinho branco seco
Pistilos de açafrão a gosto (ou açafrão em pó)
8 xícaras de caldo de galinha
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo:
Em uma panela aqueça metade da manteiga e a cebola e refogue em fogo médio, mexendo, até a cebola ficar dourada e macia. Junte o arroz e refogue, mexendo, por um minuto. Regue com o vinho e cozinhe até evaporar parte do líquido. Em separado, junte o açafrão a uma xícara do caldo de galinha e misture ao arroz. Vá cozinhando e despejando o caldo restante, aos poucos, mantendo encharcado o arroz, por cerca de 25 minutos tempo em que o arroz deverá ficar al dente. Desligue o fogo e observe que o arroz deverá estar com uma aparência cremosa. Junte a manteiga restante e o queijo parmesão ralado. Misture bem, tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente três minutos, o que finaliza o cozimento do arroz. Sirva o risoto em seguida, decorando com os pistilos de açafrão ou salsinha e ainda queijo ralado.

VOCÊ SABIA

Zafferano - que na tradução ao português significa açafrão - é extraído dos estigmas das flores de uma planta de origem oriental, a Crocus Sativus (flor comum na região do Mediterrâneo), e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânea, onde é normalmente utilizado na preparação de risotos, caldos e massas, além de oferecer um toque especial a outras tantas receitas. O açafrão legítimo nada tem a ver com o pó amarelado que tem para vender nos nossos supermercados que nada mais é que a cúrcuma, uma raiz da qual se extrai o pó. O açafrão é uma das especiarias mais caras do mundo, pois é necessário cerca de 20.000 flores para obter apenas um quilo de açafrão.



Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário