sexta-feira, 2 de março de 2012

Receitinha ítalo-nipônica

A mistura da dita culinária fusion, ou seja, o uso de ingredientes e técnicasd iversas advindas de várias escolas gastronômicas mundiais, resultando numa
inusitada receita, é o que me inspirou na criação deste prato. Os ingredientes são facilmente encontrados nos bons supermercados e o preparo, mais fácil ainda. Com vocês o Espaguete ao Molho de Lula em sua Tinta, Crispis de Shimeji e Queijo Pecorino.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

500g de espaguete
700g de copas de lula
5ml de tinta de lula
100g de cogumelos shimeji desidratados
150g de requeijão
Um dente de alho picado
Meia cebola pequena finamente picada
Uma dose de saquê
Um fio de azeite
Pimenta preta moída e sal à gosto
Cebolinha verde picada
Queijo pecorino ralado

Preparo:

Limpe e corte as copas de lula em pedaços de cerca de dois centímetros. Aqueça uma frigideira e nela coloque um fio de azeite de oliva, a cebola e o alho picado. Assim que dourar adicione a lula em pedaços e em fogo alto “salteie” a mesma durante dois a três minutos. Junte a tinta de lula, o sal e a pimenta e refogue por mais dois minutos, mexendo sempre. Em seguida adicione o requeijão e corrija o tempero, reservando em seguida. Numa outra frigideira aqueça um fio de azeite de oliva e adicione o shimeji cortado em fatias finas. Assim que absorver o azeite, temperar com sal e pimenta e adicionar o saquê, flambando em seguida. Muito cuidado no momento de flambar. Desligar o fogo e reservar. Cozinhe o espaguete até que fique al “dente”, escorra a massa e disponha em cumbucas altas, juntando após o molho de lula, misturando bem, assim como o crispis de shimeji, a cebolinha cortada e o queijo ralado! O ideal é degustar este espaguete com o hashi, os pauzinhos de madeira da culinária japonesa.

VOCÊ SABIA

Shimeji é um dos tantos tipos de cogumelos disponíveis no mercado. Este cogumelo cresce em pencas, com um chapéu, e cresce até cerca de 2 centímetros de diâmetro. Também possui níveis nutricionais elevados e baixo índice de calorias, o que o torna ideal para dietas. Seu sabor e aroma o tornam excelentes para sopas, refogados e pratos de arroz

Queijo pecorino é o queijo preparado exclusivamente a partir do leite de ovelha. De origem italiana e possui características específicas dependendo da região e da forma como é produzido. É utilizado ralado e acompanha muito bem risotos, pastas e saladas.

DICA DO GOURMET


Flambar é regar o alimento com alguma bebida alcoólica e depois de aquecê-lo, incendiá-lo para que o álcool evapore e fique somente o sabor sutil da base da bebida. Flambar é uma tarefa fácil mas ao mesmo tempo perigosa, retendo muita atenção do cozinheiro para não causar acidentes em casa. Para flambar a quantidade da bebida, indicada na receita, deverá ser colocada com uma colher e aos poucos na frigideira e para acender a bebida queimando o álcool deve-se inclinar a frigideira levemente de modo que a chama possa subir. Quanto mais seco o alimento estiver na frigideira, maior será a chama, portanto cuidado com a altura da mesma e lembre-se que em caso de emergência basta colocar a tampa sobre a panela que na hora o fogo apaga. No flambar o álcool queima e assa o alimento com potência alta e resta ao alimento além do dourado o sabor da bebida utilizada na combustão. O ideal é utilizar bebidas com alta graduação alcoólica para flambar - whisky, gim, conhaque, cachaça - obtendo-se assim um melhor resultado. Na receita apresentada o saquê utilizado tinha graduação média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário