segunda-feira, 26 de março de 2012

Para saborear no outono

Eu gosto muito do verão, da praia, dos almoços tardios, dos esportes ao ar livre, das peles bronzeadas e dos pelinhos dourados cobrindo-as, mas tenho especial preferência pelos dias mais frios, por uma temperatura amena beirando os 14 graus à noite que convida a puxar uma coberta e a uma companhia igualmente acolhedora e, pela manhã, aquele solzinho despontando no horizonte vindo de mansinho para aquecer o corpo e deixar o céu azulado e o dia simpático. Assim, aquela pele feminina recebedora de todas as loções do verão, rende-se a uma calça jeans colada, botas cobrindo-as até o joelho, belas malhas e cachecóis enredando-se por onde somente algumas gotas de perfume podem ser privilegiadas usuárias. E para tais dias de outono, uma boa e prática receita serve de motivo para abrir aquele tinto especial e se deliciar com um bom papo enquanto ao forno prepara-se o ASSADO DE CARNES E LEGUMES.

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de costela bovina magra
600g de sobrecoxa de frango
300g de lingüiça
150g de bacon cortado em cubos grandes
6 batatas brancas pequenas inteiras e descascadas
6 cebolas pequenas inteiras e descascadas
4 tomates cortados ao meio
6 cogumelos shitake
1 pimentão vermelho cortado em pedaços
200g de mandioquinha descascada e cortada em pedaços
Azeite de oliva
Sálvia
Alecrim
Pimenta moída na hora
Sal

Preparo:
Em uma assadeira disponha a peça de costela cortada uma a uma, o frango e os demais ingredientes bem misturados entre si. Regue tudo com o azeite de oliva, tempere com sal, pimenta, alecrim e sálvia. Leve ao forno pré aquecido a 200°C por uma hora e meia, sendo metade deste tempo a assadeira coberta com papel alumínio. Sirva acompanhado apenas de folhas verdes.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul.

2 comentários:

  1. Emerson, muito legal seu post. A receita, bem como a foto, está muito convidativa. A propósito: recomendas algum vinho específico para harmonizar com o prato?
    Abraço e saúde
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago! O vinho abaixo é uma boa pedida na harmonização!Abraços!!!

    ResponderExcluir