sexta-feira, 30 de março de 2012

Carré de Cordeiro ao Forno com Purê de Aipim e Couve Crocante

A carne de cordeiro – ou ovelha, como é mais popularmente identificada aqui no Sul, e consumida em conjunto com os melhores churrascos e assados – vem caindo no gosto e nos pratos preparados por alguns grandes chefs de bons restaurantes. Na França, onde já faz parte de menus há dezenas de anos – e depois no Novo Mundo, principalmente num dos maiores criadores mundiais, a Nova Zelândia – , essa saborosa, tenra e suculenta carne tem se mostrado um leque amplo de base para a criatividade de cozinheiros e gourmets brazucas. E um corte, o carré francês, que consiste em cortar o carré com um pedaço maior da costela e depois limpá-la deixando o osso à mostra, acaba auxiliando na apresentação e montagem do prato. A seguir, a receita do Carré de Cordeiro ao Forno com Purê de Aipim e Couve Crocante.



Ingredientes:
(para 4 pessoas)

•1 kg de carré de cordeiro corte francês;
•quatro colheres de sopa de manteiga;
•um dente de alho picadinho;
•6 cravos da índia;
•sal e pimenta do reino a gosto;
•ramos de alecrim;
•300 g de aipim;
•100 ml de creme de leite;
•meia xícara de leite morno;
•um maço pequeno de couve.

Preparo:

Coloque o aipim para cozinhar e quando estiver no ponto, desligue, dê um susto com água fria e reserve. Lave bem as folhas de couve, seque, junte todas e enrole-as como se fosse um rocambole. Corte em fatias bem fininhas, aqueça um pouco de óleo de canola em uma frigideira e quando estiver bem quente, junte a couve e deixe fritar por cerca de um minuto. Retire da frigideira, escorra em papel toalha para retirar o excesso de gordura e tempere com sal. Reserve. Corte os carrés a cada três costelas e reserve. Aqueça uma colher de sopa em uma panela e assim que aquecer junte o alho, o cravo da índia e os carrés para “selar”, ou seja, dourarem em fogo alto virando-os para ficarem uniformes. Após, disponha os mesmos em uma assadeira, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e com o alecrim. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos, a 200°C. Agora prepare o purê de aipim esmagando-o em um recipiente próprio, juntando aos poucos o creme de leite, o leite e a manteiga e mexendo bem para ficar cremoso. Tempere com sal e pimenta e reserve. Retire o carré do forno e, em um prato, faça um colchão com o crispis de couve; disponha uma quantidade do purê, por sobre este entrelace os conjuntos de carré e decore a gosto, servindo em seguida!


VOCÊ SABIA

Mandioca, de nome científico Manihot esculenta, é um arbusto originário dos Andes peruanos. Possui muitos sinônimos, usados em diferentes regiões, tais como aipi, aipim, aimpim, candinga, castelinha, macamba, macaxeira, macaxera, mandioca-brava, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, moogo, mucamba, pão-da-américa, pão-de-pobre, pau-de-farinha, pau-farinha, tapioca, uaipi, xagala. Foi cultivada por várias nações indígenas da América Latina que consumiam suas raízes, tendo sido exportada para outros pontos do planeta, principalmente para a África, onde constitui em muitos casos a base da dieta alimentar. No Brasil o hábito de cultivo e consumo continua, com a raiz. A origem do nome mandioca (manioca) seria de uma lenda Tupinambá sobre a deusa Mani, de pele branca, que encontrou sua morada (oca) na raiz desta planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário