quinta-feira, 17 de março de 2016

Saiba dicas para alavancar Food Trucks


Consultor de vendas fala que este modelo de negócio em expansão no país precisa de destaque para vender mais

Os Food Trucks estouraram em todo o País e são considerados um modelo de negócio inovador, por ter um baixo custo comparado a restaurantes e pontos fixos. Mas, de acordo com o Coach de Vendas Jaques Grinberg, todo negócio precisa de gestão e planejamento, e este modelo não é diferente. “O Food Truck não é diferente de outros negócios, precisa de uma gestão profissional, planejamento e inovação. Apesar de não ter um aluguel fixo e IPTU, é uma empresa. Para quem está pensando em entrar neste segmento, pesquise bastante e avalie as opções de franquias”, diz. 
Alguns empreendedores investiram sua reserva financeira neste segmento, que chegou ao Brasil em 2012 como uma nova opção de faturamento, e já colhem os resultados positivos desta ação. “Os Trucks trazem muitas vantagens e são ótimas opções para quem deseja empreender. O investimento inicial gira em torno de 50 a 70 mil, e pode chegar até 200 mil, dependendo dos equipamentos utilizados. Sem foco no negócio, as dificuldades surgem mais rápido do que o esperado. Estude, pesquise, faça o plano de negócios e se ainda estiver com dúvidas, peça ajuda para um consultor profissional”, ressalta Grinberg. 
Outra etapa importante do negócio são as vendas e como se portar na área comercial, e por isso o Coach Jaques seleciona dicas importantes para o Food Truck ser um diferencial e se destacar entre os demais. 

Jaques Grinberg

1ª Layout moderno
Inovar e fazer diferente é preciso para cativar e chamar a atenção dos clientes. Para fazer a diferença é preciso fazer diferente. Tenha um envelopamento diferenciado no veículo, use imagens que despertam o interesse das pessoas, divulgue o nome da sua empresa e os contatos (redes sociais, site e telefone). O layout não é apenas no envelopamento do veículo, é também no cardápio e toda comunicação da empresa.

2ª Uniforme
O seu negócio é uma empresa de alimentação, o uso de uniforme com touca é essencial e fará diferença. O uniforme não precisa ser branco, pode inovar com cores e bordados, faça com a “cara” do seu negócio. O uso de luvas brancas e crachá de identificação são detalhes que também fazem a diferença, os clientes gostam, apesar de não comentarem. Pense nisso!

3ª Atendimento Gourmetizado
Independente do seu produto, o diferencial entre você e o concorrente, é o atendimento. Com a preocupação em gourmetizar os produtos, esquecemos de gourmetizar o atendimento. São pequenos detalhes que podem aumentar as vendas e fidelizar clientes. Veja alguns exemplos do que fazer e como fazer:
a)    Pedir o nome e celular do cliente no pedido e quando a refeição estiver pronta, enviar uma mensagem de texto comunicando-o.
b)    Pesquisa de satisfação: junto com o pedido o cliente recebe uma pesquisa para avaliar o atendimento, a qualidade da refeição e deixar sugestões.
c)    Atender, sempre, com sorriso e agilidade.
d)    Agradeça cada cliente por ter escolhido a sua empresa e convide-o para voltar.


4ª Redes Sociais
Neste segmento é comum estar em endereços diferentes, acompanhando os eventos na cidade e região. Manter os clientes informados, oferecer promoções e novidades pelas redes sociais é fidelizar e aumentar as vendas. Atualmente, tudo é Google e redes sociais. Como está a sua empresa na internet?

5ª Fidelização de Clientes
Captar novos clientes é muito caro, requer planejamento e diversas estratégicas. Fidelizar clientes também, mas com um investimento menor. Pequenas ações podem fidelizar os seus clientes com baixo investimento, conheça algumas destas ações:
a)    Manter os clientes informados de novidades, endereço onde estará e etc via mensagens de texto, e-mail e redes sociais.
b)    Criar um cartão fidelidade, juntando 10 cupons ganha uma cortesia.
c)    Qual o diferencial dos seus produtos que fazem os clientes voltarem? Fortaleça e divulgue este diferencial.
d)    Qual o principal ponto negativo do seu negócio? O que você e só você pode fazer de diferente para neutralizar este ponto negativo?


6ª Inovação nos Serviços
Inovar em serviços, fazer o que os concorrentes ainda não fazem aproveitando as vantagens do Food Truck. O que você pode fazer para maximizar as vendas aproveitando o que já existe? Que tal fazer festas de aniversário em sítios, residências, empresas e etc. Parcerias com comércios, escolas, faculdades e condomínios?

7ª Treinamento e qualificação dos funcionários
Manter o time preparado e qualificado é questão de sobrevivência para qualquer tipo de empresa, e para a sua também! Neste negócio o dono está presente e são poucos funcionários e muitas vezes familiares, mas mesmo assim treinamento é primordial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário