terça-feira, 8 de março de 2016

Bebes um Chai?


Quem não se lembra dos modismos demandados pela exibição da novela Caminhos das Índias, na TV Globo, há tempos atrás? As faíscas emitidas pelos hábitos e costumes tupiniquin-indianos da novela atearam fogo nos espectadores influenciando-lhes no vestir, falar, comer e beber. Além de ter que assistir ao ator Rodrigo Lombardi, o Raj, balançar a cabeça o tempo todo parecendo um boneco de mola, as tais danças indianas que são iniciadas sem contexto algum – ao melhor estilo dos filmes de Bollywood! – não eram de todo o ruim. No meio disto tudo conseguimos extrair algo que parecia ser muito interessante e o é, o tradicional chai indiano. Pronuncia-se “tchai” e assim como o cafezinho brasileiro, ele tem mais ou menos a mesma função na cultura indiana, ou seja, funciona como um agente da socialização. É composto por um mix de masala – leia abaixo - açúcar mascavo, gengibre, pimenta do reino, chá preto, verde ou jasmin e leite, ou seja uma substanciosa mistura de sabores e especiarias aromáticas, de efeito antioxidantante e energético. A aparência lembra um café com leite de cor clara, sabor adocicado e picante por conta do gengibre. O chai é consumido pelos indianos com muita freqüência e na Índia existem profissionais especializados na preparação do chai, os chaiwallahs. No Brasil é bebido geralmente depois das refeições e muitas vezes nos períodos em que se bebe um cafezinho. E parece ser realmente muito bom, pois se Cléo Pires, Isis Valverde e Juliana Paes bebem, contra-indicações não deve ter, pelo contrário deve ser é afrodisíaco! A receita pode variar de acordo com a região ou a família, mas a base principal é a mesma como veremos adiante em uma das receitas do Chai:
 
 
Ingredientes:
(serve 8 xícaras)

Meio litro de leite fervendo

Meio litro de água fervente

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

1 colher de chá de cardamomo em pó

1 colher de chá de cravo em pó (ou anis estrelado em pó)

2 colheres de sopa de jarmim seco (para chá)

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

 

Preparo:

Ferver meio litro de água e acrescentar o jasmim seco para chá e abafar. Em um bule acrescentar as especiarias em pó, o chá coado, o leite e o açúcar. Mexer bem e servir imediatamente.
 
 
Você sabia?
 
Masala é um mix de temperos, ervas, aromatizantes e especiarias utilizado principalmente na culinária indiana. Pode ser seca ou úmida e composta por cardamomo, cravo, louro, açafrão, noz moscada, canela, anis, gengibre, pimenta branca e cúrcuma, entre outros.
 
Na índia as famílias costumam guardar sua receita de masala a sete chaves, pois nas quantidades de especiarias utilizadas está o segredo do seu sabor.
 
Por conta da mistura desenvolvida pode ter cor e sabor bastante distintos e pode ser utilizado em chás e diversas receitas à base de carne, legumes e vegetais.  
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário