terça-feira, 23 de junho de 2015

Sassicaia 2008 - o mais francês tinto italiano!

Alguns vinhos são míticos, seja pela exuberância dos comentários a seu respeito, seja pela dificuldade em tê-los à mesa (devido ao preço, logística, raridade) ou mesmo pelas histórias que se houve sobre os mesmos. Tal enredo cria na cabeça do amante do vinho uma imagem icônica e enche de expectativa a taça quando a possibilidade de provar um destes vinhos se aproxima. 

Pois foi assim com o Sassicaia 2008, italiano, produzido pela Tenuta San Guido, um supertoscano -  vinhos italianos produzidos com uvas francesas, como Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que seguiram um caminho diferente da maioria dos vinhos toscanos da época, feito somente de Sangiovese.  Segundo seu enólogo, Sebastiano este vinho nasceu do desejo de seu avô de produzir na Itália, vinhos tão bons quanto os franceses da época.

O mito é composto a partir de um corte de 85%  Cabernet Sauvignon e 15% Cabernet Franc. De coloração rubi intensa quase turva com lágrimas gordas e estáticas. Aroma bastante fechados e sutis mas percebe-se frutas negras, mirtilo, cassis, compota, cravo e noz moscada e toque defumado. Também alcaçuz e toque mineral complementam a palheta olfativa. Boca seca, potente, taninos finos mas firmes, amplo e generoso, elegante com equilíbrio entre acidez, madeira, fruta e álcool.

Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é degusta-lo na temperatura de 18oC.

Vinho de guarda que deverá estar ainda melhor daqui a 10 anos.

Cravou 94 pontos na Wine Spectator e 96 pontos de Robert Parker. Certamente o mais francês tinto italiano.

Acompanhou muito bem um Risoto de Cogumelos Frescos mas também vai bem com massas, molhos, queijos duros, carnes grelhadas e algumas caças.

Necessita de pelo me nos 2 horas de decantação para abrir os seus aromas. 

Você encontra o vinho Sassicaia na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, em Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br  

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário