quarta-feira, 10 de junho de 2015

Rédea solta na Guatambu Estância do Vinho


Jovem vinícola da Campanha Gaúcha completa 2 anos de seu projeto enoturístico e coleciona premiações  


Neste final de semana a Guatambu Estância do Vinho completou 2 anos. Fundada há 12 anos em Dom Pedrito, mas com instalações próprias para o enoturismo inauguradas há 2 anos, o clã Pötter formado pelos ativos Valter, Nara, Gabriela e  Isadora Pötter festejaram uma breve mas já sólida história de sucesso. Com uma parceria firmada com o premiado enólogo-consultor Alejandro Cardozo, os vinhos e espumantes Guatambu hoje refletem o que a Campanha Gaúcha possui de melhor.

Sede da Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha
Logomarca utilizada na marcação bovina é encontrada também na vinícola
Gabriela é a enóloga que assina os rótulos e trabalha efetivamente para levar o melhor dos vinhedos para a garrafa e acompanhou desde o início o projeto piloto feito com uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay, com os primeiros vinhos engarrafados em meados de 2008. De lá para a Guatambu solidificou-se, investiu em tecnologia e manejo e recheou seu invejável portfólio com produtos de qualidade, conquistando de vez a admiração do consumidor brasileiro e da crítica especializada. Talvez a Guatambu seja a vinícola que mais espaço tenha ganhado em mídia espontânea nestes dois anos na imprensa nacional.

Exército Guatambu pronto para invadir as taças! 
Não somente pelo bom trabalho de sua assessoria de imprensa, mas sim porque periodicamente premia o meio com notícias e feitos interessantes, seja o lançamento de um novo produto, a participação em alguma feira de renome ou o alcance de mais uma premiação para juntar ao seu estrelado hall de troféus. A colorada Isadora, cartão de vistas e marketing manager da vinícola, possui mais milhagens em seu cartão de fidelidade aéreo que muito executivo de multinacional, afinal, representa a vinícola de um lado a outro no Brasil e nos países produtores vizinhos. Um dos mais importantes empresários do agronegócio gaúcho, o patriarca Valter, pode ser costumeiramente visto em estandes de feiras de vinhos ou mesmo na entrega de seu produto. Foi assim com uma encomenda de algumas caixas de espumantes feita por um novo cliente, onde o frete da entrega dos mesmos era gratuita. Após a confirmação dos tramites de compra com o comercial da vinícola e alguns pontos de referência do local da entrega, o próprio Valter pessoalmente se encarregou de fazê-la. Questionado sobre o fato, relatou que como a margem do vinho brasileiro é muito apertada e fornecer entrega grátis tira mais uma parte dela, aproveitara um deslocamento a Porto Alegre para, além de poupar este custo, aproveitar a oportunidade de poder conhecer o comprador e divulgar a sua empresa. Tal passagem revela o compromisso e zelo na administração dos pequenos detalhes do negócio, pois um administrador que faz este tipo de cálculo não é um mero aventureiro apaixonado pela embriaguez do vinho.


A Guatambu

Propriedade está encrustada sobre o Ponche Verde
A Guatambu Estância do Vinho está localizada em Dom Pedrito, há 450 km da capital Porto Alegre – com sede arquitetada em estilo espanhol com cerca de 3.000m2 de estrutura. O prédio revela arquitetura no estilo espanhol com galeria de acervos da Estância, auditório, varejo, parrilla e salão de eventos para 200 pessoas.

Salão esteve lotado no aniversário de 2 anos
A Guatambu possui em seu portfólio as linhas Angus, Poesia do Pampa e Guatambu, nos espumantes; Angus, Da Estância, Luar do Pampa, Rastros do Pampa e Épico, nos vinhos tintos e brancos. A estes somam-se várias premiações, entre as mais representativas, o Espumante Guatambu Brut Rosé que conquistou a Medalha Duplo Ouro no Concurso La Mujer Elige – Mendoza 2014; o Rastros do Pampa Merlot 2012 agraciado com a Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Mendoza em 2014; o Rastros do Pampa Tannat 2013 eleito o Melhor Tinto Nacional na Expovinis 2014 e o Épico como Melhor Blend Tinto na Anuário do Vinho 2015. Atualmente são 23 hectares de vinhedos próprios cultivados o que reflete numa produção em torno de 100 mil garrafas por ano. As cepas mais cultivadas são Cabernet Sauvignon, Tannat, Tempranillo, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer.

Linha de espumantes é extensa e premiada   

Épico, o Top Premium da Guatambu

A sustentabilidade da vinícola


Praticamente toda a energia utilizada para funcionamento da vinícola é fornecida através de equipamentos da própria propriedade, via estação de coleta de energia solar. Além de economia de energia elétrica, o sistema registra a economia na emissão de CO2 e devolverá à rede de energia a produção sobressalente que não for utilizada.  A sustentabilidade também é encontrada no fornecimento de água do local. Reservatórios foram construídos para captar água da chuva, que é utilizada para PPCI e irrigação dos jardins. Outra parte segue para estação de tratamento, construída dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde, produzindo 500 litros de água potável por hora, que é utilizada para no complexo industrial e enoturístico. Outro destaque vai para o jardim nativo, o primeiro empreendimento no Brasil que possui um jardim de plantas nativas do pampa gaúcho. No que tange a produção de uvas, a Guatambu também utiliza uma técnica sustentável e ecológica no controle de doenças fúngicas, com a utilização da máquina Lazo TPC (Thermal Pest Control), que produz um jato de ar quente nos cachos de uva.

A região da Campanha Gaúcha


Clima bucólico contrasta com o potencial do terroir para a produção de vinhos finos 


A Campanha Gaúcha fica quase na fronteira com o Uruguai, bem próxima do início da faixa tradicionalmente considerada ideal para a vitivinicultura, entre os paralelos 30º e 50º. E a Guatambu está localizada em cima do denominado Poncho Verde, extensão territorial famosa pela riqueza de seu solo com vinhedos localizados a 360m de altitude. O clima é temperado, com verões quentes e secos e alta insolação e média anual de 1.300 mm de chuva. O inverno é bastante rigoroso e convidativo a dormência das videiras, com médias mínimas na casa dos 5oC. A região apresenta solo arenoso, de boa drenagem e escoamento, com baixa acidez. Tais caraterísticas contribuem para que na época da maturação da uva com períodos de muito sol oportunizando mais açúcar, cor, aromas e polifenóis, boa acidez e taninos maduros influenciando positivamente os sabores do vinho, graças a amplitude térmica acima de 15oC nestes meses de maturação. 

Novidades

A enóloga Gabriela Pötter fala com entusiasmo sobre o processo produtivo 

Guatambu Tannat winemaker selection pode ser uma das novidades! Analisamos 3 provas exclusivas  

Os recém lançados Épico, vinho top premium da vinícola, um assemblage que leva Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo das safras 2011, 2012, 2013 e 2014 e o Rastros do Pampa Pinot Noir 2014, um Pinot de exceção, com muita framboesa, acidez e estrutura são as estrelas da vez da empresa. Tendo a pesquisa e desenvolvimento e a inovação em seu DNA, a Guatambu não para de inovar. Segundo a enóloga Gabriela Pötter, está sendo maturado em espumante extra brut tinto, produto relativamente raro no mercado brasileiro mas comum na Europa e ainda uma série especial winemaker selection, ou seja, seleção do enólogo, um varietal premium possivelmente elaborado com a casta Tannat, num primeiro momento, mas a possibilidade de se ter um Tempranillo – muito aguardado pelo público e crítica – também é pauta de estudo na vinícola. 



Pensador


“Onde a família está reunida, a chance de se ter um projeto vencedor aumenta consideravelmente, pois tudo é feito com paixão, amor e acima de tudo, responsabilidade. Assim é a Guatambu.” Nara Hermann Pötter      
           
Baco Fala

Não se faz necessário ir a Dom Pedrito para provar os vinhos e espumantes Guatambu. A Wein Haus, loja especializada em vinhos, é distribuidora dos produtos da vinícola da Campanha, fica localizada na Rua João Pessoa 895, fone 51. 3711.3665 e site www.weinhaus.com.br    

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Toda a sensualidade de um espumante!

Caminhando sobre vinhos!

Cemitério ou berçário de rolhas? 

Daniel Arraspide, jornalista e sommelier uruguaio e Alejandro Cardozo, enólogo-consultor emoldurando este colunista





                

Nenhum comentário:

Postar um comentário