segunda-feira, 15 de junho de 2015

Peterlongo se rejuvenesce às vésperas de seu centenário

As vésperas de completar 100 anos, Peterlongo começa reformas estruturais em suas instalações da década de 1930. Investimentos em equipamentos e na marca também ganham foco


No ano de seu centenário, a Vinícola Peterlongo começa um amplo processo de rejuvenescimento de um dos maiores ícones da vitivinicultura brasileira: suas instalações datadas da década de 1930 e que, até hoje, são a maior construção basáltica das Américas. A transformação passa por importantes reformas estruturais no maquinário e no mais importante ícone da marca, o Castelo Peterlongo, construído em 1930.

A atenção a todo este patrimônio social, cultural e produtivo traduz o nascimento de uma ideia que surgiu há, pelo menos, oito anos, quando a vinícola assume a retomada do crescimento. A representação maior deste compromisso com o legado da marca ganha corpo no restauro e pintura do castelo da família Peterlongo, que abriga o varejo da vinícola e na parte inferior a cave subterrânea em pedras basálticas, onde foi elaborado o primeiro champagne brasileiro. As janelas do prédio foram restauradas e a pintura destaca a cor champagne, acompanhando o perfil da empresa.

O varejo será transferido para o andar inferior, onde hoje funciona a expedição, abrigada por paredes de pedras basálticas do período da construção. Além da recepção, o novo varejo terá uma ampla sala de degustação que servirá tanto para os visitantes apreciar vinhos, espumantes e suco de uva da Peterlongo, quanto para participar de cursos de degustação. No mesmo piso, porém com acesso particular, será instalado um salão de eventos para pequenas, médias e grandes celebrações. A cave subterrânea, que possui um túnel que capta vento minuano típico do Rio Grande do Sul, mantendo a temperatura estável em seu interior, também receberá investimentos.

A aplicação de recursos se estende ao bem-estar do quadro funcional, compromisso que sempre acompanhou a vinícola, primeira a empregar mão-de-obra feminina no Brasil, na década de 1930. Os funcionários terão atenção especial com a criação de um espaço de convivência destinado, especialmente, a eles.

Os investimentos também incluem a modernização de todo maquinário com a aquisição, por exemplo, de autoclaves, enchedoras e engarrafadoras, equipamentos já em fase de instalação. A previsão é de que tudo esteja concluído até outubro, quando acontece a festa dos 100 anos da Peterlongo, além do lançamento do livro do centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário