terça-feira, 23 de junho de 2015

Brasil recebe pela 1ª vez o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas


Maior evento cervejeiro do mundo chega ao país no próximo mês para testar os conhecimentos e habilidades de 50 sommeliers que representam 9 nações


Idealizada e organizada pela Doemens Akademie, com o importante apoio da Barth-Hass Group, Drinktec e Academia Barbante de Cerveja - patrocinadores oficiais do evento, o IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas será realizado pela primeira vez no Brasil e contará com a participação de 50 sommeliers, selecionados dentre centenas de profissionais, em campeonatos regionais e nacionais. Eles representam 9 nações: Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Itália, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico.

O Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas é a plataforma dos sonhos para a carreira de todo sommelier e o concurso será realizado em duas partes, sendo três pré-eliminatórias e uma etapa final.As pré-eliminatórias acontecerão nas dependências da Academia Barbante de Cerveja (sem audiência). A primeira pré-eliminatória terá um teste teórico de múltipla escolha, um teste prático de off flavors e uma prova prática de estilos de cerveja. A segunda pré-eliminatória testará as habilidades dos participantes para descrições sensoriais e a terceira - e última - pré-eliminatória colocará à prova as habilidades dos participantes para harmonizações gastronômicas com cervejas.Das pré-eliminatórias sairão os seis finalistas - sendo três na primeira pré-eliminatória, dois na segunda e um na terceira.

A prova final será no próprio dia 18 de julho, no final do dia, na feira Degusta Beer & Food, em uma apresentação ao vivoe aberta ao público. Nesta etapa serão testadas as aptidões dos seis finalistas para todos os conhecimentos típicos de um sommelier de cerveja (estilo da cerveja, descrição sensorial, ocasião de consumo, harmonização, serviço, mercado, entre outros). Será uma apresentação de improviso, de até 10 minutos, em frente ao público e que servirá para que o júri internacional avalie e decida qual dos concorrentes será o campeão. O nome do grande vencedor será apresentado à noite, durante o jantar de premiação, em local ainda a ser definido.

“Com o passar dos anos, o número de sommeliers treinados ultrapassou mais de dois mil profissionais em cursos que têm sido ofertados internacionalmente em países como Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, Estados Unidos, Brasil e Espanha. O Campeonato promete ser uma excitante competição, casada com deliciosos momentos de imersão no ambiente cervejeiro. Os sommeliers de cerveja ajudam a incrementar o prazer e a qualidade de vida, além de disseminar a cultura das cervejas”, declara Cilene Saorin - sommelière e mestre cervejeira - diretora de educação da Doemens no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário