segunda-feira, 22 de junho de 2015

Eataly São Paulo é o novo ponto gastronômico e turístico da cidade


O Eataly, maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo, inaugurou sua primeira unidade na América Latina, em São Paulo, no dia 19 de maio, no número 1.489 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, e - desde então - já se tornou um "cartão de visita" da cidade.



A loja de São Paulo, a exemplo de todas as unidades do mundo, foi inspirada no primeiro Eataly em Turim, Itália, fundado por Oscar Farinetti, em 2007 que carrega os valores de sustentabilidade, responsabilidade e compartilhamento incorporados em sua filosofia. O empreendimento aqui no país foi viabilizado pela parceria entre o Eataly Itália (do sócio Luca Baffigo, além do próprio Oscar), os americanos do B&B Hospitality Group (dos chefs Mario Batali, Joe e Lidia Bastianich), os irmãos Adam e Alex Saper e o Grupo brasileiro St Marche (que opera o Empório Santa Maria e 18 unidades do St Marche Supermercados).

Nos 4,5 mil metros quadrados espalhados pelos três pisos da loja em São Paulo, os visitantes podem provar muitas novidades, saborear vários pratos e comprar muitos produtos, bebidas e vinhos. Em cada país onde chega, o Eataly oferece, além de produtos artesanais italianos, os produtos artesanais locais. A loja de São Paulo traz diversas surpresas brasileiras descobertas em pesquisas realizadas pela equipe por diferentes regiões do Brasil. Ao todo, são sete restaurantes temáticos (Il Crudo, Le Verdure, La Piazza, La Carne, Il Pesce, La Pasta e La Pizza) e um restaurante com bar que é a novidade exclusiva para São Paulo: Brace Bar e Griglia. Em outros pontos de alimentação, encontram-se duas cafeterias (Lavazza e Vergnano), uma gelateria (Il Gelato di Venchi), uma pasticceria (La Pasticceria di Luca Montersino), uma chocolateria (Il Cioccolato Venchi), um bar de sucos de frutas feitos na hora (Bar della Frutta) e um balcão de Nutella.


O mercado é dividido em 22 departamentos, com um total de 7 mil produtos comercializados, que incluem padaria, hortifrúti, açougue, peixaria, rotisseria, pasta fresca, uma fábrica de mozzarella, queijos, carnes curadas, laticínios e todas as categorias essenciais de uma mercearia, como doces, geleias, conservas, azeites, molhos, temperos, condimentos, massas, arroz, bebidas não alcoólicas, vinhos, cervejas, destilados, livraria e bazar. Todos esses produtos não ficam concentrados em uma área, mas distribuídos por todo o local, obedecendo a lógica da proximidade: o hortifrúti fica próximo ao Le Verdure, o açougue perto do La Carne, e assim por diante. Além disso, existe 5 laboratórios de produção artesanal de produtos de confeitaria, pães, pasta, cerveja e mozzarella fresca.

O Eataly cozinha tudo o que vende e vende tudo o que cozinha, o que significa que quase todos os ingredientes usados nos restaurantes podem ser encontrados no mercado. Além de garantir uma qualidade excelente de produtos e comidas, existe uma grande preocupação em manter preços sustentáveis viabilizados por uma forte conexão entre os produtores e os distribuidores finais. Assim, incentiva os clientes a "comer, comprar e aprender" e proporciona todas as ocasiões para que isso se torne possível.

Um dos pilares mundiais do Eataly é o "aprender". Por isso, faz parte de todas as unidades uma escola de culinária. Em São Paulo, a La Scuola tem 18 lugares e oferece aulas, degustações, cursos e encontros com produtores, entre outras atividades. Também é possível usar o local para eventos privados.

"A cidade de São Paulo já tem uma cultura gastronômica forte; estamos muito animados com esta nova unidade, que tem contribuído ainda mais para isso", afirma Oscar Farinetti, fundador do Eataly. "O projeto desta loja é lindo e nós esperamos que ele se torne uma referência para os paulistanos, os turistas, os epicuristas e os amantes da cozinha italiana", completa.

Bernardo Ouro Preto e Victor Leal, do Grupo St Marche, sócios brasileiros do Eataly São Paulo, fazem coro ao afirmar que estão empolgados, já que apostaram no projeto não apenas como um empreendimento, mas também por paixão.

O Eataly

A ideia por trás do Eataly é muito simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e aprender. O conceito do Eataly foi criado em 2004 e, depois de 3 anos de pesquisa e planejamento, o Eataly abriu sua primeira loja em Turim, na Itália em janeiro de 2007.

Desde 2004, Eataly criou e comprou ações de empresas de alimentos e bebidas de alta qualidade e hoje tem ou é parceiro de mais de 19 empresas que produzem ou distribuem alimentos italianos de alta qualidade, incluindo: água, bebidas não alcoólicas, vinhos, carnes frescas, carnes curadas, queijos, massas, doces, assim como uma agência voltada ao turismo gastronômico. Essas empresas fornecem aproximadamente 25% dos produtos da mercearia, enquanto os outros 75% são fornecidos por mais de 2 mil produtores. Existem 29 lojas do Eataly no mundo. Quinze delas estão na Itália, nove delas estão no Japão, duas nos Estados Unidos, uma em Dubai, uma em Istambul e agora, uma em São Paulo. Assim, o Eataly está envolvido em 44 projetos comerciais e de produção ao redor do mundo, empregando aproximadamente 4 mil pessoas com um resultado de cerca de 400 milhões de euros por ano.

Nos próximos três anos, o Eataly planeja abrir duas lojas na Itália, uma em Verona outra em Trieste, uma loja em Munique, uma em Londres, uma em Paris, uma em Moscou, uma em Seul e outras cinco nas Américas: Nova York II, Los Angeles, Filadélfia, Boston e Toronto.

Eataly São Paulo
Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, 1489
Telefone: 11 3279-3300
Site: www.eataly.com.br
Facebook: www.facebook.com/EatalyBrasil
Instagram:www.instagram.com/EatalyBR
@eatalybr


Nenhum comentário:

Postar um comentário