quarta-feira, 24 de junho de 2015

Consomê de Moranga Cabotiá para aquecer o inverno!


O consomê é um dos pratos que pode trazer além de calor, muita substância nesta estação friolenta!

O consomê – em francês escreve-se consommè e significa “reduzido pelo cozimento prolongado” – é um caldo desenvolvido na clássica culinária francesa mas que tem suas origens fincadas na Espanha. Lá usavam carnes e legumes fervidos que geravam um nutritivo caldo, que além de acalentar a fome, também afugentava o frio dos rigorosos invernos europeus. Atualmente é um prato servido preferencialmente bem quente como entrada numa refeição completa. Pode levar carnes vermelhas, aves, peixes ou somente legumes e pode ser acrescido de especiarias, creme de leite, requeijão, ovo ou o que o inventivo cozinheiro desejar. A receita de hoje ensina a preparar o Consomê de Moranga Cabotiá. Acompanhe!


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de moranga cabotiá descascada e picada
1 batata branca descascada e picada
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 talo de alho poró
Meia colher de chá de gengibre ralado
100g de creme de leite
Um caldo de galinha
Pitada de noz moscada
Um gomo de linguiça de suíno
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:

Aqueça um fio de azeite de oliva numa panela e refogue a cebola, o gengibre, a cenoura e o alho poró. Em seguida junte a moranga e a batata, misture bem, cubra com água e deixe cozinhar. Coloque o caldo de galinha, noz moscada, pimenta e sal. Quando estiver bem cozido, já com os legumes desmanchados, use um processador para bater e transformar num creme espesso. Prepare a linguicinha retirando a pele, depois bata no liquidificador para granular, leve a uma frigideira e frite bem. Reserve. Junte o creme de leite ao consomê, mexa bem, corrija o tempero e sirva com a linguicinha.        

Você sabia?


A moranga cabotiá – ou japonesa – é uma espécie bem seca, uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, e é usada principalmente para pratos salgados, purês e nhoques. Largamente encontrada em feiras, supermercados e armazéns principalmente na região Sul do Brasil, onde aparece quase como um legume tradicional e histórico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário