segunda-feira, 2 de março de 2015

Marco Danielle e o Tormentas Ius Soli Garagem 2008

O enólogo Marco Danielle é um excelente fotógrafo! E como tanto, o mesmo talento que possui para aprisionar momentos únicos em sua objetiva labuta sobre os seus vinhos ditos “de garagem” tendo como laboratório o Atelier Tormentas em Caxias do Sul e as uvas advindas de seleção minimalista cultivadas em Encruzilhada do Sul. Consagrado na imprensa e no meio especializado com o Fulvia Pinot Noir – talvez o mais próximo de um autêntico Borgonha fora da França – vêm conquistando cada vez mais seguidores seja pelo quilate de seus vinhos, seja pelo seu sempre marcante ponto de vista à respeito do mundo vitivinícola. 

Seus vinhos são produzidos quase que artesanalmente mas com tecnologia produtiva, com uvas vindas de vinhedos de baixo rendimento, sem filtração e com a mínima intervenção, ou seja, absolutamente autênticos (quase toda linha não possui nem sulfito  - INS 220 ou SO2 – e os que possuem tem tão pequena porcentagem que passam em branco). 

É das mãos deste apaixonado e louco visionário que saiu o tinto Tormentas Ius Soli Garagem 2008, um blend que leva Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Alicante Bouschet (10%) em sua composição e que poderia muito bem passar como um Cabernet Franc tamanha a sua similitude com este varietal. Possui cor rubi muito brilhante e chora na taça por meio de lágrimas médias e lentas. Percebe-se nos aromas frutas vermelhas silvestres, toque terroso, uma nuance herbácea e leve tostado oriundo da passagem por madeira (é o primeiro vinho de Danielle que estagia em barrica francesa, metade do volume total). Foi deixado arejar no decanter por cerca de 1 hora o que trouxe calmaria aos taninos francos e finos, equilíbrio e a sensação de pedir mais uma taça. Potente, vivo, repleto de personalidade.

Foram produzidas apenas 650 garrafas deste vinho que possui teor alcoólico de 13% e é ideal degusta-lo na temperatura entre 16 e 18oC.

O vinhateiro vende seus vinhos “en primeur” às vezes as produções futuras.



Seus vinhos justificam o lema ARS ARDOR HONOR impresso em todas as publicações e materiais relacionados ao Atelier Tormentas : em latim, significa Arte, Paixão e Honra.

Para conhecer mais o trabalho deste Merlin das taças, acesse o site www.tormentas.com.br     

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário