segunda-feira, 9 de março de 2015

Um Cabernet Franc gaúcho: Peruzzo 2012

A região vitivinícola da Campanha Gaúcha vêm produzindo uma boa leva de rótulos provenientes de várias vinícolas ali estabelecidas. 

A Vinícola Peruzzo, de Bagé, teve suas primeiras videiras plantadas em 2003 se estendendo por quase 20 hectares e provenientes de mudas importadas do Velho Mundo e teve sua inauguração datada em 2008 produzindo vinhos e espumantes, entre os quais o Peruzzo Cabernet Franc 2012 sob a supervisão do enólogo argentino Adolfo Lona.

Apresenta bela cor rubi profundo e explode ao nariz notas de frutas negras e vermelhas - mirtilo, cereja – esfumaçadas por chocolate e herbáceo, depois ameixa e figo seco, alcaçuz e um toque mineral e fresco. 

Corpo médio, boca macia com taninos finos e equilibrados com acidez excelente. Açúcar residual presente, retrogosto igualmente adocicado, mas agradável e fruta repetindo em boca. É fácil de beber, fresco e intenso. Não passa em madeira.

Possui 13,9% de graduação alcoólica e o ideal é degustá-lo na temperatura entre 16 e 18oC.

Harmoniza bem com pratos leves e médios, como cordeiro grelhado, carne bovina magra grelhada, massa com manteiga e ervas finas, legumes salteados, pimentão recheado, alguns risotos como o de funghi.


E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário