quarta-feira, 25 de março de 2015

Tornedor com Purê de Aipim, o filé mignon ostentação!



Um corte nobre que revela toda a suculência e sabor do filé mignon

Tornedor é o corte alto do miolo do filé mignon, com cerca de 3 dedos de espessura que usualmente se prepara em pé na chapa ou na grelha. Deste modo acaba por preservar toda a suculência e maciez desta carne. Seu preparo conserva simplicidade de temperos e exige apenas observância do tempo de fogo contemplando o gosto de cada comensal. Acompanhe a receita do Tornedor com Purê de Aipim


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de filé mignon limpo
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
Azeite de oliva à gosto
600g de aipim cozido
50ml de leite de coco
100ml de creme de leite
100g de queijo parmesão ralado na hora  
Noz moscada e cominho em pó à gosto
Pimenta do reino moída na hora
Sal à gosto

Preparo:


Escorra o aipim e leve a uma travessa. Esmague levemente e retire os fios. Leve a um processador (ou liquidificador) e misture o creme de leite, o leite de coco, 2 colheres da manteiga, pitada de sal, pimenta preta, noz moscada e cominho, o queijo e bata até adquirir a consistência de um creme. Reserve. Corte o filé mignon em medalhões com cerca de 5 a 6cm de espessura – os tornedores. Molde cada tornedor no formato circular amarrando um barbante de algodão em volta. Aqueça uma colher de manteiga e duas de azeite de oliva numa frigideira em fogo médio-alto. Tempere os tornedores com sal e pimenta e leve ao fogo por cerca de 4 minutos cada lado para ficar malpassado. O “ao ponto” necessita de cerca de 5 as 6 minutos. Reserve os filés por cerca de dois minutos para ficarem suculentos sem escorrer líquido ao serem cortados, retire o barbante com uma tesoura e sirva acompanhado do purê de aipim.  


Você encontra filé mignon de gado nobre da raça Angus na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 

4 comentários:

  1. Hummm...parece delicioso! Farei para o almoço de hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Que tal ficou?

      Excluir
  2. Boa tarde, Emerson. Para salgar o filé, você usa sal de cozinha (fino) ou sal grosso? Deixa salgar por quanto tempo antes de levá-los ao fogo? E assar a parte de cima e a de baixo é suficiente, ou você assa os lados também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Sal de cozinha normal, pouca quantidade, e só na hora do preparo! Somente em cima e em baixo!

      Excluir