quarta-feira, 25 de março de 2015

Tornedor com Purê de Aipim, o filé mignon ostentação!



Um corte nobre que revela toda a suculência e sabor do filé mignon

Tornedor é o corte alto do miolo do filé mignon, com cerca de 3 dedos de espessura que usualmente se prepara em pé na chapa ou na grelha. Deste modo acaba por preservar toda a suculência e maciez desta carne. Seu preparo conserva simplicidade de temperos e exige apenas observância do tempo de fogo contemplando o gosto de cada comensal. Acompanhe a receita do Tornedor com Purê de Aipim


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1 kg de filé mignon limpo
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
Azeite de oliva à gosto
600g de aipim cozido
50ml de leite de coco
100ml de creme de leite
100g de queijo parmesão ralado na hora  
Noz moscada e cominho em pó à gosto
Pimenta do reino moída na hora
Sal à gosto

Preparo:


Escorra o aipim e leve a uma travessa. Esmague levemente e retire os fios. Leve a um processador (ou liquidificador) e misture o creme de leite, o leite de coco, 2 colheres da manteiga, pitada de sal, pimenta preta, noz moscada e cominho, o queijo e bata até adquirir a consistência de um creme. Reserve. Corte o filé mignon em medalhões com cerca de 5 a 6cm de espessura – os tornedores. Molde cada tornedor no formato circular amarrando um barbante de algodão em volta. Aqueça uma colher de manteiga e duas de azeite de oliva numa frigideira em fogo médio-alto. Tempere os tornedores com sal e pimenta e leve ao fogo por cerca de 4 minutos cada lado para ficar malpassado. O “ao ponto” necessita de cerca de 5 as 6 minutos. Reserve os filés por cerca de dois minutos para ficarem suculentos sem escorrer líquido ao serem cortados, retire o barbante com uma tesoura e sirva acompanhado do purê de aipim.  


Você encontra filé mignon de gado nobre da raça Angus na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário