quarta-feira, 11 de março de 2015

Uma receita literalmente bárbara


Os vikings aterrorizaram a Europa no século VII mas também trouxeram contribuições importantes, inclusive na culinária



Sou um devorador de filmes e séries! Abro mão de horas de meu precioso e já curto sono para dedicar-me a companhia cinéfila madrugadas adentro. Assinei o Netflix, canal pago disponibilizado via internet, recheado de filmes e séries. Uma que estou assistindo é o seriado Vikings – que já está na 3ª. temporada - , que conta a fictícia narrativa de um pouco da história deste povo bárbaro – guerreiros, comerciantes e exploradores - oriundo da Escandinávia que lá por 700 d.C. invadiram a Europa saqueando e matando outros povos em nome de Odin, Thor e Loki, seus deuses nórdicos. Seu porte físico, ambição e ódio espalharam destruição principalmente na Inglaterra e na França medieval. Suas táticas de combate, sua inteligência na construção naval e habilidade comercial também ficaram como legado para as futuras civilizações. Os vikings também ficaram conhecidos pela cerveja e hidromel que consumiam e pelas orgias gastronômicas que faziam, afinal, a terra e mar lhes oportunizavam um sem-fim de ingredientes, tendo sua alimentação baseada em tubérculos, pães, embutidos, queijos, peixes e carnes de porco e caça, menos nos meses de inverno insólito dos países altos o alimento escasseava e a batalha diária resumia-se a busca por comida. A refeição escandinava mais tradicional era uma grande mesa coberta com uma centena de tipos de pratos chamada de “smorgasbord” posta após o retorno dos vikings de suas incursões conquistadoras.  A história conta que os vikings sentavam e comiam por dias, até que um deles caísse da cadeira e o almoço de boas-vindas de regresso se encerrava. Também havia um costume antigo, onde a mulher viking era oportunizada aos visitantes para regozijarem-se em afeto e sexo de suas andanças. Eram felizes estes vikings!  

A seguir uma autêntica receita viking, o Fisk stuvad i öl (Peixe na Cerveja)


Ingredientes:
(para 4 pessoas)

1kg de peixe (pode ser côngrio)
1 cebola
1 colher de sopa de manteiga
250 ml de cerveja
2 colheres de sopa de farelo de pão

Preparo:

Deixe o peixe descongelar em temperatura ambiente e depois seque-o em papel toalha. Reserve. Descasque e pique a cebola em pedaços pequenos e depois doure na manteiga. Acrescente a cerveja e deixe ferver. Em seguida, coloque o peixe e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Retire o peixe e coloque em uma travessa. Com o líquido que ficou na panela, prepare o molho colocando o farelo de pão e mexendo até alcançar a consistência desejada. Tempere com sal grosso e distribua o molho sobre o peixe. Para acompanhar, bons goles de Hidromel, cuja receita segue abaixo!

Hidromel


Ingredientes:

1 litro de água
1 xícara de mel
1 limão fatiado
Meia colher de chá de noz-moscada
1 pitada de sal
Suco de meio limão

Preparo:

Ferva todos os ingredientes num recipiente não metálico. Enquanto estiver fervendo retire a nata que se forma com o auxílio de uma colher de pau. Quando não estiver mais soltando nata acrescente o sal e o suco de meio limão. Coe e deixe esfriar. Sirva gelado!     


Nenhum comentário:

Postar um comentário