sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cuca Delícia Germânica é a iguaria destaque da 14ª Festa das Cucas de Santa Cruz do Sul


Tive oportunidade de ser um dos jurados da escolha da melhor cuca da Festa das Cucas de Santa Cruz do Sul, evento que inicia hoje na estrutura do Parque da Oktoberfest na cidade. Na ocasião, variadas cucas pré-selecionadas pela comissão foram levadas ao crivo da banca de jurados para avaliarem a apresentação, a criatividade e o sabor. Destaque para a cuca Delícia Germânica, de autoria de Rosana Glesse, da Padaria Cucas da Rosana, ganhadora como “Melhor Cuca”.       

 
Cucas de qualidade não vão faltar durante esta edição, a 14ª Festa das Cucas, que acontece dias 27, 28 e 29 de junho, com uma variada programação artística e cultural. E para completar o cardápio variado de sabores, a Cuca Delícia Germânica, vencedora do 7º Concurso de Cucas, ocorrido no início de junho, promete ser uma das destaques do evento, realizado em parceria pelo Município de Santa Cruz e RBS TV.

Amendoim, requeijão, doce de leite, castanha, fios de ovos e morango são alguns ingredientes que compõem a cuca vencedora. Conforme Rosana, para participar do concurso, ela se inspirou na utilização de ingredientes da cultura alemã e manteve os produtos caseiros e coloniais utilizados em todas as suas receitas. Além disso, a própria criadora fez questão de montar os três produtos com o sabor inédito que foi avaliado pelos jurados ligados à gastronomia durante o certame. “É muito bom participar do concurso, já estou pensando na cuca do ano que vem”, ressalta. De acordo com a empresária, ela já participou cinco vezes da competição, estando três vezes no primeiro lugar. “Todas as cucas vencedoras tiveram ótima vendas”, relembra. Durante o evento, que acontece no final do mês de junho, a empresária diz que, além da iguaria destaque, vai disponibilizar para a venda os seus outros sabores diferenciados, como a Caramelo e a Marta Rocha.

A Cuca Delícia Germânica:

Massa:

50g de fermento biológico

1 ovo

1kg de farinha de trigo

300g de açúcar

1 colher de sopa de banha de porco

1 pitada de sal

200ml de leite morno

 

Recheio:

100g de requeijão

1 lata de leite condensado fervida

300g de amendoim torrado

500g de creme de ovos

Fios de ovos

Morangos

Castanhas

* foto: Patrícia Barreto 

2 comentários:

  1. Olá bom dia.Consegue o modo de fazer da cuca.
    Agradeço.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Por um problema no blogger somente hoje consegui ter acesso aos comentários gerados pois muitos não apareciam em minha página, por isso perdoe-me a falta de resposta. Existem várias formas para preparar, merece um artigo solo!

      Excluir