terça-feira, 17 de junho de 2014

Vinhos e espumantes brasileiros conquistam premiações na França


 
O Brasil segue conquistando premiações em concursos internacionais. Agora na França, o país verde amarelo acaba de arrematar dois prêmios especiais, três Medalhas de Ouro e cinco de Prata. Foi no Les Citadelles du Vin, realizado de 17 a 19 de maio em Burdeaux.
 
As mais de 1.200 amostras inscritas foram degustadas por 50 especialistas. O resultado foi anunciado na Vinexpo, em Hong Kong, onde ocorreu a premiação. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), João Carlos Taffarel, foi um dos representantes do Brasil no concurso, além do sommelier Danio Braga.
 
Conforme Taffarel, este evento tem uma particularidade que é a realização de uma conferência paralela ao concurso. “Todo ano este encontro foca uma região produtora do mundo e desta vez o Brasil foi o destaque. Tive a oportunidade de falar sobre as regiões de produção, suas particularidades e características dos vinhos brasileiros”, comenta. O cenário do mercado brasileiro de vinhos foi abordado por Braga.
 
Após as conferências, foi realizada a degustação de 15 rótulos de vinhos e espumantes de diferentes regiões do Brasil. “O público ficou impressionado pela qualidade e diversidade dos vinhos das diferentes regiões. Foi uma oportunidade para o público dos diferentes países conhecer o que o Brasil produz”, salienta Taffarel. O evento, que contou com o apoio da ABE e do Ibravin, reuniu cerca de 100 pessoas.
 
O Les Citadelles du vin é um concurso rigoroso de vinhos realizado no coração da região de Bordeaux -  França. O júri reuniu diversas personalidades do mundo do vinho, pesquisadores, professores, jornalistas e enólogos experts da França e de outros países. O concurso tem a patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da Federação dos Grandes Concursos (FIGEV).
 
 
PREMIAÇÕES
 
 
Premio Especial FIJEV Brasil
Casa Valduga Naturelle Espumante Moscatel 2013 – Casa Valduga Vinhos Finos
 
 
Premio Especial Brasil
Milantino Gran Reserva 2005 – Milantino Vinhos Finos
 
 
Medalha de Ouro
Casa Valduga Naturelle Espumante Moscatel 2013 – Casa Valduga Vinhos Finos
Milantino Gran Reserva 2005 – Milantino Vinhos Finos
Gran Legado Champenoise Brut – Natural Products
 
 
Medalha de Prata
Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Aurora Varietal Chardonnay 2013 Cooperativa Vinícola Aurora
Matiz Alvarinho 2011 – Hermann Vinhos e Vinhas
Matiz Cabernet Sauvignon 2011 - Hermann Vinhos e Vinhas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário