segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vinhos gaúchos safra 2005 - resultado surpreendente


Na noite da última quarta-feira, 11 de junho, a Confraria do Sagu – especializada na análise técnica de vinhos – de Santa Cruz do Sul realizou seu encontro com o tema Vinhos Gaúchos safra 2005. A degustação às cegas teve como convidado e comentarista o jornalista Irineu Guarnier Filho que pontuou junto com os confrades os vinhos degustados.

A safra 2005 do vinho gaúcho foi uma das melhores já propiciadas pelo terroir principalmente da Serra. A baixa incidência de chuvas na fase final da maturação, a boa amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite) e o longo período seco contribuíram para que a referida produção daquele ano fosse diferenciada. Praticamente todas as vinícolas investiram em vinhos premium safrados e os vinhos tradicionais e reserva receberam ótimos retornos de crítica e de consumo.

Foram colocados na degustação às cegas os vinhos:

Valduga Storia 2005

 
  

Valmarino Reserva de Família 2005

Pizzato DNA 99 2005

Miolo Lote 43 2005

Gheller Vitral 2005

Don Laurindo Gran Reserva 2005

Décima 5 Uvas 2005

Boscato Gran Reserva Merlot 2005

Todos abertos em decanteres por 1:30h.

Numa análise macro e resumida, todos os vinhos estavam ricos em estrutura, alguns no ápice de suas características e outros ainda que poderiam ter mais no mínimo 3 anos de guarda. Chamou atenção a potência em boca e os aromas bastante evoluídos. O potencial gastronômico dos vinhos brasileiros ficou ainda mais evidenciado nesta provação. A safra 2005 impressionou pela sua complexidade, uma safra de enciclopédia.
 
O destaque da noite ficou a cargo do vinho Décima 5 uvas 2005, que obteve 9 de treze votos como o Melhor da Noite. Elaborado pelo enólogo Alejandro Cardozo, este corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Pinotage e Cabernet Franc encantou pelas suas propriedades aromáticas e gustativas arrebatando os votos da maioria dos confrades.


Você encontra vinhos gaúchos da safra 2005 na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone 51.3711.3665 e site www.weinhaus.com.br.      
E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!


 




        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário