quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Bruschetta de Costela Desossada


 

Pegamos uma tradicional receita e mudamos o seu principal ingrediente. O resultado foi surpreendente!

 

A bruschetta surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. O antepasto à base de pão tostado pode ser preparado com as mais variadas combinações de patês, geléias, queijo, embutidos ou frutas. A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, que na Itália quer dizer fatia untada. Pois bem, trocamos o pão por um ingrediente mais “gaúcho”, a tradicional costela, mas sem osso, podendo inclusive ser a minga, muito saborosa ainda mais se oriunda de novilho. Confira a receita da Bruschetta de Costela Desossada

 

Ingredientes:

(para 4 pessoas)

 
1 kg de costela desossada fina (2cm de altura)

Uma abobrinha italiana cortada em fatias

4 tomates cortados em fatias

1 dente de alho picado

Orégano

200g queijo provolone ralado

Sal e pimenta preta à gosto

Azeite de oliva à gosto

 
Preparo:

Corte a costela em pedaços de cerca de 10cm. Retire o excesso de gordura. Aqueça duas colheres de sopa de óleo de girassol numa frigideira. Tempere a carne com sal e pimenta e sele em fogo alto por cerca de 4 minutos cada lado. Reserve. Escorra o óleo e refogue as abobrinhas com um fio de azeite de oliva e sal até dourarem. Reserve. Faça o mesmo procedimento cm o tomate, com cuidado, pois, com facilidade se parte. Reserve. Para montar, traga um pedaço de carne de volta a frigideira, sobre ela coloque uma camada de abobrinha, depois o tomate, por fim o queijo. Salpique com orégano e regue com um bom fio de azeite de oliva. Repita a operação. Sirva acompanhada de torradinhas e salada verde. 

Você encontra cortes nobres de gado Angus e Hereford na Best Beef Boutique, na Rua Marechal Deodoro 05, fone 51.3902-0630, em Santa Cruz do Sul. Confira!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário