quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Peito de Pato com Redução de Vinagre Balsâmico

O pato!

 
A carne desta ave sempre esteve presente nas melhores mesas da história

 
O tradicional pato branco tão comumente encontrado na América e Europa, teve origem na China continental, sendo conhecido como Pato de Pequim. A carne de pato é muito apreciada, e a sua grande procura para fins culinários levou a que este animal fosse criado em cativeiro, por todo o mundo. Criado geralmente solto pelas propriedades, acaba por comer tudo o que encontra, fator contribuinte para deixar a sua carne saborosa, firme e com coloração mais escura.  Alguns exemplares podem pesar mais de 6kg e traduzem-se numa carne especial de ser preparada, principalmente o peito. E a receita de um estes preparos segue abaixo!

Peito de Pato com Redução de Vinagre Balsâmico

 
Ingredientes:

1 peito de pato (300 a 400 gramas)
2 ou 3 ramos de tomilho fresco
2 colheres de sopa de gordura de pato para selar
Sal à gosto
Pimenta fresca à gosto
200 ml de vinagre balsâmico
3 grãos de pimenta preta
50ml de mel
Azeite de oliva aromatizado
Brotos de verduras para decorar

Preparo:

Redução:
 
Colocar o balsâmico com os grãos de pimenta numa caçarola e cozinhar em fogo baixo até que a mistura reduza a cerca de metade do volume original. Adicionar o mel, mexer bem e novamente reduzir quase pela metade. Coe e espere esfriar por pelo menos 30 minutos. O balsâmico ao esfriar ficará encorpado e grosso.

Pato:

Limpar e marcar a pele do peito de pato em forma de diamante. Temperar com sal, pimenta e tomilho fresco e deixar pegar gosto por cerca de 1 hora. Em uma panela de ferro, derreter a gordura de pato e selar ambos os lados, começando com a pele para baixo primeiro para obter uma textura bem crocante, depois virar e selar por mais alguns minutos. Retirar do fogo e deixar descansar por alguns minutos. Fatiar finas fatias e montar o prato utilizando uma base de fios de azeite de oliva aromatizado, dispor as fatias, regar com gotas do balsâmico reduzido e decorar com os brotos de vegetais frescos.

Artigo publicado no jornal Gazeta do Sul de hoje

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário