segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O chef Davi Rodrigues

A postagem de hoje do Eu, Gourmet está ocupada por um dos ícones da gastronomia de Santa Cruz do Sul, o competente chef Davi Rodrigues. Pratos bem servidos, preparos clássicos, técnica apurada e sabores contundentes perfazem o perfil deste desbravador. A sua cozinha prima pela mistura do tradicional e do contemporâneo e complementa-se com um ingrediente inusitado: é altamente flexível, pois os clientes diariamente auxiliam na melhoria e sugestões dos preparos.
 
O chef visualiza os pratos antes de criá-los e montá-los e aprende com eles interagindo com os ingredientes. Sua história com as lidas de forno e fogão iniciou lá ainda quando adolescente e depois de muitos cursos e aperfeiçoamentos chegou a Santa Cruz para brindar a cidade com a boa mesa. Com passagens por vários bons restaurantes da cidade entre eles o La Pasta, o La Fiamma, Bistrot, Panela de Barro o chef agora ocupa o comando do homônimo Brasserie Chef Davi, inaugurado em junho deste ano e que e é uma união da experiência de Davi com a sócia a empresária Gleide Menezes.
 
A casa oferece trinta lugares internos e mais vinte no recém inaugurado deck ao ar livre com generosos guarda-sóis espalhados sobre as mesas e tem na culinária contemporânea o seu chão transitando com muita eficiência por risotos, massas, carnes, carnes de caça e frutos do mar com molhos aromáticos. E leitores, sigam este conselho: quando forem ao Brasserie, peçam ao garçom para visitar a cozinha e acompanhar a rapidez e habilidade de Davi na preparação e montagem dos pratos. Sem dúvida digo que ficarão maravilhados!      
   
Abaixo um bate-pronto com o chef Davi:

Eu Gourmet: Um chef também cozinha em casa?
 
Davi: Somente para os amigos e para a família mas geralmente acaba saindo pratos triviais como pizzas, feijoada e macarrão. A minha cozinha é no restaurante.
 
EG: Quanto horas diárias o restaurante exige de um chef?
 
Davi: Somado as compras, a feira, o almoço e o jantar em média umas dezesseis a dezoito horas! Inicia as 8 horas da manhã, percorre o dia e se encerra na organização do restaurante após o fechamento lá pelas uma hora da madrugada.
 
EG: A função de um chef é somente cozinhar?
 
Davi: Não. Ele organiza os cardápios, lida com a equipe de trabalho, faz as compras a dedo, cuida da parte administrativa e está sempre de olho na cozinha e no salão.
 
EG: Você é um dos precursores da alta gastronomia na cidade. Como você se enxerga neste contexto?
 
Davi: Creio que contribui bastante para a gastronomia da cidade e região, lidando em vários restaurantes e promovendo a boa mesa. A cidade tem ótimas opções e muitos chefs ainda possuem um amplo espaço para vir e trabalhar. Estamos todos apenas iniciando.
 
EG: Qual o teu prato preferido?
Davi: Gosto muito de frutos do mar, para servir e para comer, em especial o Robalo ao Molho de Espumante.
 
EG: Você entende que os clientes que cultivam o hábito de vir aos restaurantes estão ficando mais exigentes?
 
Davi: Com certeza, procuram um cardápio amplo e com variedade, exigem qualidade, bom atendimento, ambiente adequado e principalmente ótima comida. Um exemplo disto é que quando cheguei em Santa Cruz há 13 anos atrás, pouquíssimas pessoas sabiam o que era funghi. Hoje além de saberem, são grandes consumidores. E também motiva-me o fato de que o número de pessoas que freqüentam restaurantes vem aumentando consideravelmente, principalmente porque não precisam mais se deslocar a Porto Alegre ou Gramado para apreciar alta gastronomia. A cidade oferece isto aqui e a gastronomia que é oferecida em nossos restaurantes, diga-se de passagem, é a melhor do interior gaúcho!
 
Você encontra o chef e suas criações no Brasserie Chef Davi, na rua Marechal Deodoro, no. 103, e o fone para reservas é o 3056.4008 e o 3056.4009.     
     
 
        
 
 
     

 

        

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário