terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fausto de Pizzato Verve Gran Reserva 2009


Outro dia abri um vinho para acompanhar um assado de cordeiro e fiquei surpreendido com o resultado! O Fausto de Pizzato Verve Gran Reserva 2009 começa chamando a atenção pela sua cápsula, diferente das habituais, pois é coberta com cera de abelha e exige uma manobra antes de ser levada ao abridor. Verve em latim, significa a arte da criatividade. E é isto que foi usado na elaboração deste blend composto pelas castas Cabernet Sauvignon, esta em maior proporção, além de Tannat e Merlot, todas provenientes da serra gaúcha, do terroir de Dois Lajeados.

Possui coloração rubi violáceo, com lágrimas densas mas rápidas, muito brilhante. No nariz a fruta é pronunciada e revela-se com aromas intensos e complexos de frutas vermelhas (cereja e morango) e negras (ameixa e mirtilo), alcaçuz, mentol, balsâmico, especiarias, couro, café em grãos e carvalho tostado, pela passagem em barricas de carvalho francês. Em boca apresenta corpo médio, agradável, equilibrado e fácil de beber, com paladar seco, mas macio, acidez correta e harmoniosa com o álcool e a madeira. Os taninos são polidos e macios, mas presentes, muito frutado com boa persistência. O retrogosto é agradável e duradouro. Em resumo, um vinho excelente! Esse primeiro lote conta com cerca de 4000 garrafas. Vai muito bem na harmonização com assados a base de carne e legumes, carne de panela, queijos maduros, alguns risotos e massas. Creio que também pode acompanhar pratos de caça.  Possui 13,5% de graduação alcoólica e o ideal é bebê-lo na temperatura de 16 a 18oC.

Você encontra os vinhos da Pizzato na Wein Haus, loja especializada em vinhos, pelo site www.weinhaus.com.br e fone 51.3711.3665.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário