segunda-feira, 8 de outubro de 2012

28ª. Oktoberfest de Santa Cruz do Sul


A terceira maior festa germânica do mundo inicia nesta quarta-feira, dia 10 de outubro!
 
A belíssima cidade de Santa Cruz do Sul estará completamente inserida dentro da programação e festejos da 28ª. edição da Oktoberfest, de 10 a 21 de outubro. Na comemoração deste ano, os esperados 300 mil visitantes na Festa da Alegria, celebrarão a fé do imigrante, a força do seu trabalho e a cooperação que fez a comunidade prosperar e ter alto grau de desenvolvimento econômico: “Gemeinsam sind wir stark” (juntos seremos fortes!).   
Pavilhões lotados expressam a alegria da festa
Diferentemente de outras cidades que sediam a mesma festa, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ocorre dentro do Parque homônimo, no centro da cidade, numa privilegiada área de 14 hectares, que acomoda diversões pavilhões, vila típica, parque infantil, ginásio, espaço para shows e exposições variadas. 
 
Em finais de semana público chega a 70 mil pessoas
As tradições germânicas são o conjunto das manifestações de caráter popular e cultural do povo germânico, seus costumes e representações artísticas. Suas expressões encontram-se na música, na dança, nos belos trajes típicos, nos jogos e na refinada culinária alemã.  A própria Oktoberfest é considerada uma importante tradição germânica, pois nasceu inspirada na festa da cerveja, de Munique, na Alemanha, que deu seus primeiros passos em 12 de outubro de 1810 no casamento do Rei Luis I com a Princesa Tereza da Saxônia.
 
Soberanas da 28a. Oktoberfest
Os shows:
Neste ano diversos shows nacionais estão programados para levantar o público presente. Confira:
Dia 11 – Fernando e Sorocaba + Carlos e Jader  – 23h
Dia 14 – Roupa Nova  – 20h
Dia 17 – Thiaguinho – 23h
Dia 19 – Skank + Jota Quest – 23h
Dia 21 – Guri de Uruguaiana – 17h 
 
Os desfiles temáticos:
Os dois desfiles temáticos da Oktoberfest pela rua Marechal Floriano, a rua principal da cidade e chamada de “túnel verde” são atrativos imperdíveis. O desfile de abertura será realizado no domingo dia 14 e o de encerramento no outro final de semana, dia 21, ambos as 10:30h. Cerca de 30 mil pessoas acompanham o desfile de carros alegóricos, inúmeras entidades e carros de chope.
Rua principal é tomada pelo público nos desfiles 
Carros alegóricos e a tradicional bicicleta de 40 lugares  
 
As danças típicas contagiam o público 
 
Gastronomia:
 
 
A gastronomia sempre foi um dos principais pontos de interesse da festa. No parque inúmeras casas típicas levam ao turista uma boa amostra da culinária alemã, com cucas, linguiças, salsichas e é claro, muito chope! Nos 11 dias de festa deverão ser consumidos cerca de 250 mil litros de chope e quase 200 toneladas de alimentos. A Bierhaus estará oferecendo o tradicional buffet de comida típica alemã com Eisbein, Bockwurst, Kassler, Kartoffelklösse, Streuselkuchen, Käskuchen, Reismilch entre outros. E um novo e remodelado espaço abrigará o Café Colonial servindo uma enorme variedade de delícias.
Oficinas de gastronomia:
Numa parceria com o SENAC – RS a Oktoberfest oferece diariamente uma série de workshops de gastronomia típica alemã abertos ao público e com renomados chefs e neste ano com uma deliciosa novidade: cada aula terá a harmonização do prato com cervejas especiais, através da consultoria dos experts Sady Homrich - Consultor Cervejeiro – e Alinne Bernd. A Escola da Culinária Alemã ficará instalada junto ao Espaço Cultural, no Pavilhão 5 do Parque da Oktoberfest. Na lista de chefs a culinarista Gilda Rauber se encarregará do avental nas aulas de doces e tortas;  nos salgados teremos o chef senegalês Mamadou Abdoul Sène; o top chef Charlie Colonetti; mais Bryan Chaplin e André Damin.
 
Feirasul:

A Feirasul é uma das maiores feiras de negócios do Estado e anualmente é realizada junto à Oktoberfest, Disribuida em cerca de 6mil m2 de área coberta oportuniza ao turista uma diversidade de opções de artigos, equipamentos, automóveis e até barcos em mais de 200 estandes montados.
Brahma Haus:
 
Decoração do Brahma Haus impressiona
A Brahma – patrocinadora máster da festa – estará com o pavilhão Brahma Haus totalmente decorado para receber os festeiros que buscam uma boa música. Nas noites de quinta a domingo uma extensa programação musical transitará da música Eletrônica ao Sertanejo, tendo como atrações vários DJ’s e ainda diariamente a presença de celebridades nacionais.
Os lonões:
Lonões lotam nas noites embaladas por bandas da região
Assim como os bailes típicos que ocorrem dentro do Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, os lonões localizados na entrada e ao lado do Ginásio Poliesportivo lotam de gente bonita para dançar e se divertir ao som de bandas da região, que tocam de músicas alemãs até rock, pagode e sertanejo.  
Fritz e Frida:
Os personagens-símbolos da Oktoberfest de Santa Cruz trazem o espírito lúdico e festivo ao evento, pois diariamente é possível vê-los pelo parque, nos desfiles e nos bailes típicos. Na sua ornamentação o folclore dos primeiros colonizadores germânicos da região, datados há mais e 160 anos.
O chope:
Existem registros que há pelo menos 5.400 anos os sumérios já produziam o chope para oferecer à deusa "Nina". Nessa mesma época, o chope era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as egípcias, que acreditavam em seus poderes de rejuvenescimento. Na Idade Média, o chope passou a ser produzido nos mosteiros. Foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor conhecidos hoje. Em Pilsen, uma cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros deram uma contribuição fundamental com a descoberta da baixa fermentação. Depois dela, o chope passou a ter uma cor clara, um sabor mais suave e maior duração para o consumo. Estudos publicados por Louis Pasteur em 1876 sobre fermentação de microrganismos resultaram na pasteurização, que é a diferença básica entre cerveja e chope. Antes disso, não havia diferença entre esses produtos já que ambos eram crus.
Santa Cruz do Sul:
 
A cidade está localizada no Vale do Rio Pardo
O município de Santa Cruz do Sul foi fundado em 1844 e é modelo de desenvolvimento humano e social, culturalmente famoso por cultuar as tradições e o folclore germânico e pelas festas, entre elas a Oktoberfest, que atrai anualmente milhares de turistas para a  cidade gerando centenas de empregos diretos e indiretos e mobilizando, assim, toda a economia da região. Possui 120 mil habitantes e está localizado bem ao centro do Rio Grande do Sul, distante 150km de Porto Alegre.
Chope, festa, gente bonita
 
Apresentações culturais compõem a agenda diária
 
Venha para a 28a. Oktoberfest de Santa Cruz do Sul



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário