quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Entrega da Certificação Geográfica de DO – Denominação de Origem – ao Vale dos Vinhedos


 
A sexta-feira, dia 28 de setembro, entrou para a história da produção de vinhos finos do país, pois foi formalizada a entrega da Certificação Geográfica de DO – Denominação de Origem – ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. No jantar realizado no Centro de Eventos do Hotel Villa Michelon. Diretamente de Brasília, o representante do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) Rodrigo Moerbeck de Almeida Rego, entregou o certificado ao presidente da Aprovale, Rogério Valduga.
Rogério Valduga, presidente da APROVALE
Foram vários anos de estudos e trabalhos conjuntos para culminar neste momento único e especial. Juntos, Aprovale, IBRAVIN, ABE, FAPERGS, SEBRAE, FINEP, UFRGS, UCS, Embrapa Clima Temperado e Uva e Vinho e Embrapa Florestas, trabalharam arduamente para esta reconhecida e importante conquista que é a primeira certificação brasileira no segmento vinícola (vinhos e espumantes). No jantar foram servidos vinhos de oito vinícolas que já ostentavam em seu rótulo o novo selo de DO Vale dos Vinhedos: Merlot (Vinícola Almaúnica); Merlot (Vinícola Peculiare); Merlot (Vinícola Terragnolo); Merlot (Vinícola Don Cândido); Chardonay e Merlot (Vinhos Don Laurindo); Chardonay, Merlot e Espumante Brut (Miolo Wine Group); Chardonay (Casa Valduga); Chardonay, Merlot e Espumante Brut (Pizzato).
Jantar reuniu 250 pessoas no Centro de Eventos do Hotel Villa Michelon
A Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – foi fundada em 1995 pelas mãos de alguns visionários produtores que perceberam que a união poderia fazer a força e o resultado de toda esta mobilização de quase vinte anos foi conhecido na noite, com a entrega do Certificado.

“Conquistar a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil não é somente motivo de orgulho para o Vale dos Vinhedos, como também a renovação da responsabilidade que cada produtor tem em seguir evoluindo na qualidade dos vinhos e espumantes aqui elaborados”, destacou o presidente da Aprovale. Com isso, os padrões de qualidade tornam-se ainda mais rígidos, beneficiando o consumidor, que tem na taça a certeza de um produto com identidade; e a toda região, que se fortalece apoiada no enoturismo.
 
Vinhos e espumantes passam a ter rígidos controles de qualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário